Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/40990
Título: | Formação de professores: uma prática pedagógica frente aos desafios das necessidades educativas especiais: um estudo de caso numa IES Particular em Manaus-Am |
Autor(es): | Santos, Raimunda Mota dos |
Orientador(es): | Sarmento, Teresa |
Palavras-chave: | Formação de professores Prática pedagógica Currículo Necessidades educativas especiais Teacher education Teaching practice Curriculum Special educational needs |
Data: | 2014 |
Resumo(s): | Este trabalho analisou a formação feita em nível do curso de Pedagogia para as
práticas pedagógicas no âmbito da educação especial. Os sujeitos da pesquisa foram
os educandos finalistas do curso de Pedagogia da FBN, que atuarão na educação
básica. Trata-se de um estudo que investigou o currículo de formação profissional,
procurando encontrar as fronteiras entre a construção do ensino e a prática docente
na educação básica. O estudo avaliou saberes que constituem as práticas dos
professores e suas decisões pedagógicas, considerando teorias que perpassam por
questões muito mais amplas do que simplesmente o processo pedagógico, visando
assim fazer relações entre saberes, formação de professores, prática pedagógica,
currículo, aprendizagem e desafios das Necessidades Educacionais Específicas -
NEEs, tendo em vista a contribuição para o crescimento pessoal/profissional desses
acadêmicos que atuarão junto às crianças com NEEs. Procurou-se também identificar
quais são os saberes produzidos, ressignificados, refletidos no curso de pedagogia da
Instituição FBN e que contribui efetivamente com a prática, problematizando os efeitos
dessa formação. Com este estudo procurou-se apontar meios que permitam conhecer
as implicações que tal proposta tem provocado e configura as práticas pedagógicas
que visam aos processos de desafios de alunos com NEEs no ensino comum. Os
desafios apresentados pelos professores; junto aos alunos do Curso de pedagogia da
FBN são inúmeros, e, a faculdade tem papel fundamental para o entendimento maior
dos desafios para se trabalhar com as crianças que tem Necessidades Educativas
Especiais, para que o desenvolvimento intelectual, emocional e comportamental sejam
alterados para melhorar na busca da igualdade educacional com seus pares. Este
estudo tem a finalidade de investigar as práticas pedagógicas desenvolvidas pelos
professores que trabalham no quinto e no sétimo período do curso de Pedagogia da
Faculdade Boas Novas em relação às NEEs; buscar informações a cerca das
perspectivas dos alunos finalistas com relação a inclusão de crianças com NEE na
escola com ensino regular. Para a realização do estudo, utilizamos a metodologia
qualitativa e, nesta, a entrevista semiestruturada com o objetivo de recolher os dados.
A técnica utilizada para tratamento das respostas coletadas foi a análise de conteúdo.
Participaram deste estudo 14 (catoze) pessoas (gestor, coordenador, aluno), sendo
sete professores, que atuam no curso de Pedagogia da instituição selecionada para o
estudo, 1 (um) coordenador pedagógico, 1 (um) gestor acadêmico, 2 (dois) alunos do
quinto período e 3 (três) do sétimo período do Curso de pedagogia da Faculdade Boas
Novas. A apresentação dos resultados é feita inicialmente de forma individual, ou seja,
por participante. Num segundo momento, agora concluído, realizamos a discussão dos
resultados através do cruzamento das respostas de cada um dos casos, tendo como
foco principal as diferenças e as semelhanças relacionadas com as respostas dos
participantes, procurando analisar com um olhar crítico paralelamente às investigações
já realizadas e os debates que por elas já foram influenciados. Depois de análise
profunda das práticas dos professores chegamos à conclusão que antes do
conhecimento da prática, os alunos do quinto e do sétimo período não entendiam
porquê as crianças com NEE viviam sem muita esperança, no que se refere a oportunidades, apesar de esse ser um dos momentos mais esperados. Todos os
alunos receberam com certa surpresa o fato de ter que encarar alunos com NEE e até
com receio, afinal não existe muito conhecimento à disposição para ter tranquilidade
quando se vai para aprática, isto é, para o estágio. Apesar de tudo, foi uma hora de
descobertas que abriu as portas para a procura de conhecimento por parte dos alunos
e ajuda por parte dos professores para a solução dos possíveis problemas que
houvesse. A entrada no curso de pedagogia na FBN pelos discentes e o apoio dado
pela gestora e coordenadora do curso foi de grande valia para que o processo ensino
aprendizagem dentro da disciplina específica da Educação Especial, fosse o divisor de
águas entre o conhecimento e as práticas dos professores com os alunos que sairão
para atuarem na educação infantil e anos iniciais. A prática dos professores deve ser a
melhor durante seu exercício de trabalho pedagógico, afim de que os alunos de
pedagogia possam saber conviver de forma mais serena com as crianças com NEE,
que encontrarão no seu dia a dia profissional, sabendo o que se deve ou não fazer
nos momentos certos. Pois as crianças só receberam apoios antes de sua entrada na
escola de seus pais. As informações colhidas em diversos momentos levaram os
professores e alunos a conhecerem melhor a estrutura Curricular do Curso e a
Instituição que os acolheu; todos os entrevistados apontaram como ponto positivo o
incentivo que a Instituição procura dar para os professores na questão da evolução
nas áreas da cognição e pedagógicas de seus alunos, após a entrada no vestibular na
FBN, como negativo citaram o fato de a população em sua maioria não saber que o
curso de pedagogia também é um curso de inclusão proporcionado por uma Instituição
que visa o ensino de qualidade em seu atendimento. Para o futuro os professores
pensam principalmente na continuidade do ensino e que seus alunos terão condições
de enfrentar os desafios profissionais que lhes serão apresentados. This study analyzed the training done in the course of Pedagogy level for pedagogical practices in special education. The subjects were senior students of Pedagogy course of Boas Novas College, which will act on basic education. This is a study that investigated the curriculum of vocational training, seeking to find the boundaries between the construction of teaching and practice teaching in basic education. The study evaluated the practical knowledge of teachers and their pedagogical decisions, by considering theories that underlie much broader issues than just the educational process, thus aiming to make relations between knowledge, teacher training, teaching practice, curriculum, learning and challenges Special Educational Needs - SEN, with a view to contributing to the personal / professional growth of those academics who will work with children with SEN. We also sought to identify those produced knowledge, reinterpreted, reflected in the BNF pedagogy course Institution and contributes effectively with practice, discussing the effects of such training. With this study we tried to point out means to know the implications that such a proposal has provoked and configures the pedagogical practices that aim to process challenges students with SEN in the mainstream school. The challenges presented by the teachers; together with the students of pedagogy of BNF are numerous, and the college has a key to greater understanding of the challenges paper for working with children who have Special Educational Needs, to the intellectual, emotional and behavioral development are altered to improve in the pursuit of educational equality with their peers. This study aims to investigate the pedagogical practices developed by teachers working in the fifth and seventh semester of the Pedagogy course of Boas Novas College in relation to SEN. seek information about the perspectives of graduate students regarding the inclusion of children with SEN in school with mainstream education. To conduct the study, we used qualitative methodology and, in this, the semi-structured interview in order to collect the data. The technique used for treatment of responses collected was content analysis. The study included fourteen (14) persons (manager, coordinator, student), seven teachers, who work in pedagogy courses selected for the study institution, one (1) pedagogical coordinator, one (1) academic officer, two (2 ) students of the fifth semester and three (3) of the seventh semester of the Pedagogy course of Boas Novas College. The presentation of results is initially made on an individual basis, is, per participant. Secondly, now completed, we conduct the discussion of the results by crossing the responses of each case, focusing mainly on the differences and similarities related to the participants' answers, trying to analyze with a critical eye parallel to previous research and the debates that have been influenced by them. After thorough analysis of the practices of teachers came to the conclusion that prior knowledge of the practice, the students of the fifth and seventh semester not understand why children with SEN living without much hope, with regard to opportunities, despite this being a of the most anticipated moments. All students received with some surprise the fact of having to face pupils with SEN and even afraid, after all there is not much knowledge available to be calm when going to practice, is, to the trainee moment. After all, it was a time for discoveries that opened our mind for seeking knowledge by students and by teachers helps to solve the possible problems that were. Entry into the course pedagogy at BNC by students and the support given by the management and coordinator of the course was of great value to the learning process within the specific discipline of Special Education, was the break between the knowledge and practices of teachers with students who are out to work in early childhood education and early years. The practice of teachers should be the best in the year of pedagogical work, so that Pedagogy students can learn to live more quietly with children with SEN, who find in their day to day work, knowing that whether or do the right times. For kids only get support before its entry into the school of their parents. The information collected at various times led teachers and students to better understand the curricular structure of the course and the institution that received them. all respondents indicated a positive point the incentive that the institution seeks to give to the teachers the question of evolution in the areas of cognition and teaching their students, after entering the entrance exam in BNC, as negative cited the fact that the population mostly not knowing that the pedagogy course is also a course for inclusion provided by an institution that aims at quality education in their care. For future teachers think mainly in the continuity of teaching and their students will be able to meet the challenges that professionals will be presented to them. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Educação Especial (área de especialização em Dificuldades de Aprendizagem Específicas) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/40990 |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Raimunda Mota dos Santos.pdf Acesso restrito! | 2,51 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |