Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/40990

TítuloFormação de professores: uma prática pedagógica frente aos desafios das necessidades educativas especiais: um estudo de caso numa IES Particular em Manaus-Am
Autor(es)Santos, Raimunda Mota dos
Orientador(es)Sarmento, Teresa
Palavras-chaveFormação de professores
Prática pedagógica
Currículo
Necessidades educativas especiais
Teacher education
Teaching practice
Curriculum
Special educational needs
Data2014
Resumo(s)Este trabalho analisou a formação feita em nível do curso de Pedagogia para as práticas pedagógicas no âmbito da educação especial. Os sujeitos da pesquisa foram os educandos finalistas do curso de Pedagogia da FBN, que atuarão na educação básica. Trata-se de um estudo que investigou o currículo de formação profissional, procurando encontrar as fronteiras entre a construção do ensino e a prática docente na educação básica. O estudo avaliou saberes que constituem as práticas dos professores e suas decisões pedagógicas, considerando teorias que perpassam por questões muito mais amplas do que simplesmente o processo pedagógico, visando assim fazer relações entre saberes, formação de professores, prática pedagógica, currículo, aprendizagem e desafios das Necessidades Educacionais Específicas - NEEs, tendo em vista a contribuição para o crescimento pessoal/profissional desses acadêmicos que atuarão junto às crianças com NEEs. Procurou-se também identificar quais são os saberes produzidos, ressignificados, refletidos no curso de pedagogia da Instituição FBN e que contribui efetivamente com a prática, problematizando os efeitos dessa formação. Com este estudo procurou-se apontar meios que permitam conhecer as implicações que tal proposta tem provocado e configura as práticas pedagógicas que visam aos processos de desafios de alunos com NEEs no ensino comum. Os desafios apresentados pelos professores; junto aos alunos do Curso de pedagogia da FBN são inúmeros, e, a faculdade tem papel fundamental para o entendimento maior dos desafios para se trabalhar com as crianças que tem Necessidades Educativas Especiais, para que o desenvolvimento intelectual, emocional e comportamental sejam alterados para melhorar na busca da igualdade educacional com seus pares. Este estudo tem a finalidade de investigar as práticas pedagógicas desenvolvidas pelos professores que trabalham no quinto e no sétimo período do curso de Pedagogia da Faculdade Boas Novas em relação às NEEs; buscar informações a cerca das perspectivas dos alunos finalistas com relação a inclusão de crianças com NEE na escola com ensino regular. Para a realização do estudo, utilizamos a metodologia qualitativa e, nesta, a entrevista semiestruturada com o objetivo de recolher os dados. A técnica utilizada para tratamento das respostas coletadas foi a análise de conteúdo. Participaram deste estudo 14 (catoze) pessoas (gestor, coordenador, aluno), sendo sete professores, que atuam no curso de Pedagogia da instituição selecionada para o estudo, 1 (um) coordenador pedagógico, 1 (um) gestor acadêmico, 2 (dois) alunos do quinto período e 3 (três) do sétimo período do Curso de pedagogia da Faculdade Boas Novas. A apresentação dos resultados é feita inicialmente de forma individual, ou seja, por participante. Num segundo momento, agora concluído, realizamos a discussão dos resultados através do cruzamento das respostas de cada um dos casos, tendo como foco principal as diferenças e as semelhanças relacionadas com as respostas dos participantes, procurando analisar com um olhar crítico paralelamente às investigações já realizadas e os debates que por elas já foram influenciados. Depois de análise profunda das práticas dos professores chegamos à conclusão que antes do conhecimento da prática, os alunos do quinto e do sétimo período não entendiam porquê as crianças com NEE viviam sem muita esperança, no que se refere a oportunidades, apesar de esse ser um dos momentos mais esperados. Todos os alunos receberam com certa surpresa o fato de ter que encarar alunos com NEE e até com receio, afinal não existe muito conhecimento à disposição para ter tranquilidade quando se vai para aprática, isto é, para o estágio. Apesar de tudo, foi uma hora de descobertas que abriu as portas para a procura de conhecimento por parte dos alunos e ajuda por parte dos professores para a solução dos possíveis problemas que houvesse. A entrada no curso de pedagogia na FBN pelos discentes e o apoio dado pela gestora e coordenadora do curso foi de grande valia para que o processo ensino aprendizagem dentro da disciplina específica da Educação Especial, fosse o divisor de águas entre o conhecimento e as práticas dos professores com os alunos que sairão para atuarem na educação infantil e anos iniciais. A prática dos professores deve ser a melhor durante seu exercício de trabalho pedagógico, afim de que os alunos de pedagogia possam saber conviver de forma mais serena com as crianças com NEE, que encontrarão no seu dia a dia profissional, sabendo o que se deve ou não fazer nos momentos certos. Pois as crianças só receberam apoios antes de sua entrada na escola de seus pais. As informações colhidas em diversos momentos levaram os professores e alunos a conhecerem melhor a estrutura Curricular do Curso e a Instituição que os acolheu; todos os entrevistados apontaram como ponto positivo o incentivo que a Instituição procura dar para os professores na questão da evolução nas áreas da cognição e pedagógicas de seus alunos, após a entrada no vestibular na FBN, como negativo citaram o fato de a população em sua maioria não saber que o curso de pedagogia também é um curso de inclusão proporcionado por uma Instituição que visa o ensino de qualidade em seu atendimento. Para o futuro os professores pensam principalmente na continuidade do ensino e que seus alunos terão condições de enfrentar os desafios profissionais que lhes serão apresentados.
This study analyzed the training done in the course of Pedagogy level for pedagogical practices in special education. The subjects were senior students of Pedagogy course of Boas Novas College, which will act on basic education. This is a study that investigated the curriculum of vocational training, seeking to find the boundaries between the construction of teaching and practice teaching in basic education. The study evaluated the practical knowledge of teachers and their pedagogical decisions, by considering theories that underlie much broader issues than just the educational process, thus aiming to make relations between knowledge, teacher training, teaching practice, curriculum, learning and challenges Special Educational Needs - SEN, with a view to contributing to the personal / professional growth of those academics who will work with children with SEN. We also sought to identify those produced knowledge, reinterpreted, reflected in the BNF pedagogy course Institution and contributes effectively with practice, discussing the effects of such training. With this study we tried to point out means to know the implications that such a proposal has provoked and configures the pedagogical practices that aim to process challenges students with SEN in the mainstream school. The challenges presented by the teachers; together with the students of pedagogy of BNF are numerous, and the college has a key to greater understanding of the challenges paper for working with children who have Special Educational Needs, to the intellectual, emotional and behavioral development are altered to improve in the pursuit of educational equality with their peers. This study aims to investigate the pedagogical practices developed by teachers working in the fifth and seventh semester of the Pedagogy course of Boas Novas College in relation to SEN. seek information about the perspectives of graduate students regarding the inclusion of children with SEN in school with mainstream education. To conduct the study, we used qualitative methodology and, in this, the semi-structured interview in order to collect the data. The technique used for treatment of responses collected was content analysis. The study included fourteen (14) persons (manager, coordinator, student), seven teachers, who work in pedagogy courses selected for the study institution, one (1) pedagogical coordinator, one (1) academic officer, two (2 ) students of the fifth semester and three (3) of the seventh semester of the Pedagogy course of Boas Novas College. The presentation of results is initially made on an individual basis, is, per participant. Secondly, now completed, we conduct the discussion of the results by crossing the responses of each case, focusing mainly on the differences and similarities related to the participants' answers, trying to analyze with a critical eye parallel to previous research and the debates that have been influenced by them. After thorough analysis of the practices of teachers came to the conclusion that prior knowledge of the practice, the students of the fifth and seventh semester not understand why children with SEN living without much hope, with regard to opportunities, despite this being a of the most anticipated moments. All students received with some surprise the fact of having to face pupils with SEN and even afraid, after all there is not much knowledge available to be calm when going to practice, is, to the trainee moment. After all, it was a time for discoveries that opened our mind for seeking knowledge by students and by teachers helps to solve the possible problems that were. Entry into the course pedagogy at BNC by students and the support given by the management and coordinator of the course was of great value to the learning process within the specific discipline of Special Education, was the break between the knowledge and practices of teachers with students who are out to work in early childhood education and early years. The practice of teachers should be the best in the year of pedagogical work, so that Pedagogy students can learn to live more quietly with children with SEN, who find in their day to day work, knowing that whether or do the right times. For kids only get support before its entry into the school of their parents. The information collected at various times led teachers and students to better understand the curricular structure of the course and the institution that received them. all respondents indicated a positive point the incentive that the institution seeks to give to the teachers the question of evolution in the areas of cognition and teaching their students, after entering the entrance exam in BNC, as negative cited the fact that the population mostly not knowing that the pedagogy course is also a course for inclusion provided by an institution that aims at quality education in their care. For future teachers think mainly in the continuity of teaching and their students will be able to meet the challenges that professionals will be presented to them.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Educação Especial (área de especialização em Dificuldades de Aprendizagem Específicas)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/40990
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Raimunda Mota dos Santos.pdf
Acesso restrito!
2,51 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID