Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/41033

TítuloA comunicação online: a página Web como o BIO Empresarial: estratégias de comunicação visual e web design
Outro(s) título(s)Online communication: websites the Companies ID: strategies of visual communication and web design
Autor(es)Dias, Marta Carina Gonçalves
Orientador(es)Zagalo, Nelson
Palavras-chaveMultimédia
Comunicação multimédia
Comunicação online
Comunicação em websites
Comunicação visual
Comunicação empresarial online
Páginas web empresariais
Web design
Estratégias de comunicação online
Modelo de comunicação online
Multimedia communications
Online communications
Websites communications
Visual communications
Organizational web pages
New media companies strategies
Companies websites
Data2011
Resumo(s)Este relatório é o produto de um ciclo de estudos que teve como auge o estágio curricular. Foi através dele que se tornou possível a construção de um percurso de estudo e reflexão sobre a comunicação visual em páginas Web organizacionais. A reflexão partiu do paradigma de comunicação actual, realizada através da Internet, espaço de interacção a partir do qual empresas comunicam com os clientes, fornecedores, empresários ou simplesmente simpatizantes os seus bens, produtos e a sua identidade. A página Web é o bilhete de identidade da empresa, online, mais do que qualquer outra rede social. Á página Web está associada a função de comunicar a cultura empresarial, bem como à identidade corporativa. Os elementos que comunicam a empresa numa página Web são diversos. Os que mais desviam a atenção: o logótipo, o esquema de organização de página, a linguagem escrita, as cores, as formas, o slogan (quando existente), a interactividade e a facilidade em ler e compreender os conteúdos e navegar na página. As estratégias de comunicação utilizadas podem ser variadas. Neste documento, apresentam-se vinte das mais usadas, seguidas de exemplos. Deixam-se, também, um conjunto de boas práticas para Web design.
This report is the product of a cycle in which peak was the internship, that made possible the construction of a course of study and reflection on visual communication in organizational websites. The discussion started from the current paradigm of communication, made through the Internet, interaction space from which companies communicate their services, products and their identity with customers, suppliers, agents or sympathizers. The website is the company´s identity, online, more than any other social network. The websites are associated with the function of communicating the corporate culture and identity. The elements that communicate the company in a website are different. Those who divert more attention are: the logo, the organization scheme of the page, the written language, the colors, shapes, the slogan (when provided), interactivity and ease of reading and understanding the content and, finally, the easy navigation on the page. Communication strategies can be varied. In this paper, we present twenty of the most used, followed by examples. We leave also a set of best practices for Web design.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Audiovisuais e Multimédia)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/41033
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CECS - Dissertações de mestrado / Master dissertations

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Marta Carina Gonçalves Dias.pdf3,83 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID