Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/41033
Título: | A comunicação online: a página Web como o BIO Empresarial: estratégias de comunicação visual e web design |
Outro(s) título(s): | Online communication: websites the Companies ID: strategies of visual communication and web design |
Autor(es): | Dias, Marta Carina Gonçalves |
Orientador(es): | Zagalo, Nelson |
Palavras-chave: | Multimédia Comunicação multimédia Comunicação online Comunicação em websites Comunicação visual Comunicação empresarial online Páginas web empresariais Web design Estratégias de comunicação online Modelo de comunicação online Multimedia communications Online communications Websites communications Visual communications Organizational web pages New media companies strategies Companies websites |
Data: | 2011 |
Resumo(s): | Este relatório é o produto de um ciclo de estudos que teve como auge o estágio curricular. Foi
através dele que se tornou possível a construção de um percurso de estudo e reflexão sobre a
comunicação visual em páginas Web organizacionais.
A reflexão partiu do paradigma de comunicação actual, realizada através da Internet, espaço de
interacção a partir do qual empresas comunicam com os clientes, fornecedores, empresários ou
simplesmente simpatizantes os seus bens, produtos e a sua identidade.
A página Web é o bilhete de identidade da empresa, online, mais do que qualquer outra rede
social. Á página Web está associada a função de comunicar a cultura empresarial, bem como à
identidade corporativa.
Os elementos que comunicam a empresa numa página Web são diversos. Os que mais desviam a
atenção: o logótipo, o esquema de organização de página, a linguagem escrita, as cores, as
formas, o slogan (quando existente), a interactividade e a facilidade em ler e compreender os
conteúdos e navegar na página.
As estratégias de comunicação utilizadas podem ser variadas. Neste documento, apresentam-se
vinte das mais usadas, seguidas de exemplos.
Deixam-se, também, um conjunto de boas práticas para Web design. This report is the product of a cycle in which peak was the internship, that made possible the construction of a course of study and reflection on visual communication in organizational websites. The discussion started from the current paradigm of communication, made through the Internet, interaction space from which companies communicate their services, products and their identity with customers, suppliers, agents or sympathizers. The website is the company´s identity, online, more than any other social network. The websites are associated with the function of communicating the corporate culture and identity. The elements that communicate the company in a website are different. Those who divert more attention are: the logo, the organization scheme of the page, the written language, the colors, shapes, the slogan (when provided), interactivity and ease of reading and understanding the content and, finally, the easy navigation on the page. Communication strategies can be varied. In this paper, we present twenty of the most used, followed by examples. We leave also a set of best practices for Web design. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Audiovisuais e Multimédia) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/41033 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado CECS - Dissertações de mestrado / Master dissertations |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Marta Carina Gonçalves Dias.pdf | 3,83 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |