Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/41177

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCondessa, Isabel Cabritapor
dc.contributor.authorAnastácio, Zéliapor
dc.date.accessioned2016-04-20T15:47:53Z-
dc.date.available2016-04-20T15:47:53Z-
dc.date.issued2016-02-
dc.identifier.citationCondessa, I. & Anastácio, Z. (2016).Intervir através da Educação Física na Coeducação: Realidade ou Intenção. International Journal of Developmental and Educational Psychology. INFAD Revista de Psicología, Nº1-Vol.2, 2016. ISSN: 0214-9877. pp: 89-98por
dc.identifier.issn0214-9877-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/41177-
dc.description.abstractIntervir de forma consciente e organizada em prol da promoção da igualdade de oportunidades na escola tem sido, nas últimas décadas, um dos propósitos da Educação Física (EF) na Europa. Através das rotinas e das oportunidades que se proporcionam, rapazes e raparigas têm acesso a uma prática de atividade física e desportiva (AFD) que lhes possibilita aperfeiçoar capacidades, competências e atitudes. Consideramos que o contributo da EF na educação é de um valor significativo, viabilizando às crianças e jovens construir a sua imagem corporal e os estereótipos de género, desenvolver afectos e emoções, cultivar a sua relação com os outros, criar capacidades e valores, ajudando deste modo uma formação das atitudes individuais ou coletivas, que respeitem a igualdade de género e, por isso, os direitos humanos. Este estudo foi realizado a partir da informação recolhida, através da aplicação de um questionário, a uma amostra de 993 crianças, 57.5% raparigas e 42.5% rapazes, com idades compreendidas entre os 10 e 12 anos, pertencentes a várias escolas do ensino público e ambicionou comparar as perceções e preferências de rapazes e raparigas relativamente às práticas AFD que decorrem na disciplina de EF, para se poderem apresentar alternativas de práticas mais flexíveis e integradoras. A partir dos nossos resultados podemos concluir que a AFD na escola continua a ser muito marcada por práticas de técnicas de movimento, jogos e competições desportivas, vivências muito identificadas com os estereótipos masculinos e que, nem sempre ajudam à formação de um bom esquema corporal e de comportamentos que se tendem a manter ao longo da vida, para muita(o)s jovens. Sugerimos que as atividades oferecidas às crianças e jovens nas escolas sejam mais diversificadas e inclusivas, impondo um nível de desempenho e de satisfação mais adequado a cada caso em particular, devendo estar mais centradas quer em atividades de ar livre, quer em práticas que desenvolvem também as dimensões sensitiva, expressiva e corporal do(a)s aluno(a)s.por
dc.description.abstractConscious and organized intervention, in order to achieve promotion of equal opportunities in school has been, in recent decades, a major goal of physical education (PE) in Europe. Through routines and opportunities that provide both boys and girls access to physical activity and sports (PAS) which enables them to improve skills, competencies and attitudes. We believe that the contribution of PE in education is of significant value, as it enables children and young people to build their body image and gender stereotypes, develop affections and emotions, cultivate their relationship with others, build capacity and values, thus helping the training of individual or collective attitudes that respect gender equality and human rights. This study was conducted from the information collected through the application of a questionnaire to a population of 993 children, 57.5% girls and 42.5% boys, aged between 10 and 12 years, belonging to various schools. It aspires to compare the perceptions and preferences of boys and girls in respect of PAS practices that take place in PE, and to present alternative behaviors that are more flexible and inclusive. From our results we conclude that the PAS in school remains very marked by practical training of movement techniques, games and sport competitions. These experiences, mainly identified with male stereotypes, do not always help, for many young people, the formation of a good body image and good behaviors that should be maintained throughout life. We suggest that the activities offered to children and young people in schools should be more diverse and inclusive, imposing an appropriate level of performance and satisfaction to each case in particular. The activities should also be more focused either on outdoor practices or in practices that develop the sensory, expressive and body dimensions of students.por
dc.description.sponsorshipCIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, IE, UMinho (UI 317 da FCT)por
dc.description.sponsorshipFundos Nacionais através da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) e cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI) no âmbito do CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança da Universidade do Minho) com a referência POCI-01-0145-FEDER-007562por
dc.description.sponsorshipProjeto Estratégico da FCT: UID/CED/00317/2013por
dc.language.isoporpor
dc.publisherAsociación Nacional de Psicología Evolutiva y Educativa de la Infancia, Adolescencia y Mayores (INFAD)por
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147313/PTpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/por
dc.subjectAtividades físicas e desportivaspor
dc.subjectGéneropor
dc.subjectIntervenção educativapor
dc.subjectCoeducaçãopor
dc.subjectPhysical activity and sportspor
dc.subjectGenderpor
dc.subjectEducative interventionpor
dc.subjectCoeducationpor
dc.titleIntervir através da educação física na coeducação: realidade ou intenção?por
dc.title.alternativeIntervention on coeducation through physical education: reality or intention?-
dc.typearticlepor
dc.peerreviewedyespor
sdum.publicationstatusinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpor
oaire.citationStartPage89por
oaire.citationEndPage98por
oaire.citationIssue1por
oaire.citationConferencePlaceEspanhapor
oaire.citationTitleInternational journal of developmental and educational psychology / INFAD: revista de psicologíapor
oaire.citationVolume2por
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
sdum.journalInternational journal of developmental and educational psychology / INFAD: revista de psicologíapor
Aparece nas coleções:CIEC - Artigos (Papers)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
09.Intervir através da Educação Física na Coeducação.pdf433,22 kBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID