Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/41540
Título: | Pinterest: um estudo de eye tracking |
Autor(es): | Fernandes, Sílvia Patrícia Romão Moreira |
Orientador(es): | Mota-Ribeiro, Silvana |
Palavras-chave: | Pinterest Eye tracking Usabilidade Inteligências múltiplas Comunicação visual Usability Multiple intelligences Visual communication |
Data: | 2016 |
Resumo(s): | O objeto de estudo da presente dissertação de mestrado é a rede social Pinterest. Esta
escolha deve-se ao facto de o Pinterest ser uma rede social relativamente nova, pouco
explorada a nível científico e com 47 milhões de utilizadores individuais. O trabalho de
investigação aqui exposto tem como principal objetivo analisar a usabilidade da rede social do
Pinterest através da tecnologia de eye tracking e da realização de testes de usabilidade.
Primeiramente, é feita uma revisão bibliográfica de temas relacionados com Design,
Comunicação Visual e Psicologia. De seguida, e para atingir os objetivos acima propostos, foi
realizado um programa experimental com a participação máxima de treze indivíduos por teste
com idades compreendidas entre os vinte e cinco e trinta e seis anos. Para além deste objetivo,
pretende-se ainda confirmar se existe algum tipo de relação entre as inteligências múltiplas
dos participantes e as fixações visuais feitas pelos mesmos em páginas Web do Pinterest
categorizadas consoante os seus interesses pessoais. É utilizado o método de eye tracking em
dois dos três tipos de testes de usabilidade realizados no estudo por se tratar de um método
imprescindível no que toca à realização de testes de usabilidade na Web. Conclui-se que a
rede social Pinterest apresenta problemas de usabilidade que devem ser repensados de forma
a melhorar a experiência dos utilizadores. The research object in the present master’s dissertation is the social network Pinterest. This is based on the fact that this social network is relatively new, scientifically understudied and has over 47 million users worldwide. The main objective of this master’s thesis is to study the usability of this social network thought the use of an eye tracking technology and usability tests. For that purpose, firstly, a literature review on the scope of the Design, Visual Communication and Psychology was carried out in order to frame this subject. Secondly, and in order to pursue those main goals, an experimental program was carried out with a maximum of thirteen participants per test and with ages between twenty-five and thirty-six years old. In addition, this work attempts to seek for a relationship between the participant’s multiple intelligences and their visual fixations on the Pinterest Web pages, which were previously categorized according to their personal interests. The eye tracking method is used in two of the three usability tests because it’s a vital method in Web usability tests. Research shows that Pinterest has usability flaws that need to be rethink in order to improve the user’s experience. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Média Interativos |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/41540 |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado CECS - Dissertações de mestrado / Master dissertations |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Sílvia Patrícia Romão Moreira Fernandes.pdf Acesso restrito! | 9,66 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |