Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/41886

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMartins, Ana Paula Louçãopor
dc.contributor.authorSimão, Maria João Costa Santospor
dc.date.accessioned2016-06-06T14:06:06Z-
dc.date.available2016-06-06T14:06:06Z-
dc.date.issued2015-
dc.date.submitted2015-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/41886-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Educação Especial (área de especialização em Dificuldades de Aprendizagem Específicas)por
dc.description.abstractO presente estudo teve por finalidade acrescentar uma nova etapa de pesquisa à no projeto FCT- “Monitorização do risco de Dificuldades de Aprendizagem Específicas na leitura de alunos do 4º ano e comparação com resultados destes mesmos alunos quando no 2º e 3º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico”, ao a) analisar a fiabilidade dos resultados da prova de monitorização com base no currículo (MBC); b) ao dar a conhecer a trajetória do nível e da taxa de crescimento da compreensão da leitura entre o 2.º ano e o 4.º ano de escolaridade; c) ao mostrar o impacto das variáveis género e risco na trajetória do nível e da taxa de crescimento da compreensão da leitura entre o 2.º ano e o 4.º ano de escolaridade d) ao correlacionar os resultados dos níveis de compreensão, de fluência e da nota da prova nacional de Português - 4.º ano de escolaridade. Assim, foi desenvolvido um estudo quantitativo que utilizou dados recolhidos junto de três grupos de alunos que frequentam escolas públicas do 1.º Ciclo do Ensino Básico de um distrito da zona norte de Portugal. Os dados relacionados com a compreensão e fluência da leitura foram recolhidos com base em provas MBC e os dados relativos às notas da prova nacional de Português com base em documentos de avaliação escolar. Os dados foram analisados com recurso a estatística descritiva, inferencial e de correlação e concluiu-se que: a) a fiabilidade dos resultados da prova MBC-Maze para o 3.º ano é considerada elevada; b) existe uma trajetória constante e crescente do nível de compreensão da leitura, o que mostra que as atividades na sala de aula tiveram impacto positivo nos alunos; c) foi no segundo ano que se observou a maior taxa de crescimento ao nível da compreensão da leitura; d) não existiram diferenças estatisticamente significativas entre os resultados dos alunos do género masculino e do género feminino ao longo dos três anos de escolaridade; e) a média dos resultados dos alunos em risco é inferior, em quase o dobro, à média dos restantes alunos ao longo dos três anos de escolaridade; f) a diferença entre os alunos em risco e os que não estão em risco aumenta ao longo dos três anos, ou seja, os grupos distanciam-se com o tempo; g) existem correlações fortes e positivas entre fluência e compreensão leitoras; h) a correlação entre fluência e compreensão diminuem ao longo dos três anos; i) a correlação entre a nota da prova nacional de Português – 4.º ano e a compreensão e fluência na leitura encontra-se entre o fraco e o moderado.por
dc.description.abstractThe aim of this study was to add a new step in the research of the project FCT – “Monitoring of the risk of difficulties in the Specific Reading Learnings of the 4th grade students and to compare these students` results in the 2nd and 3rd grades, a) through the analysis of the reliability of the results of the monitoring proof based in the curriculum (MBC); b) by demonstrating the trajectory of the level and the rate of growth in the reading comprehension between the 2nd and the 4th grades; c) by showing the impact of the variables of gender and risk in the trajectory of the level and rate in the growth in the reading comprehension between the 2nd and the 4th grades ; d) by relating the results of the comprehension levels, of the fluency and the marks of the Portuguese National Exam- 4 th grade. Therefore, the development of the study was based on the data collected in three groups of students from Public Primary Schools of a district in the North of Portugal. The data related to the comprehension and fluency of the reading were collected according to the MBC evidences and the data related to the marks of The Portuguese National Exam according to the documents of school evaluation. The analysis of the data was based on the descriptive, inferential and correlated statistic and the conclusion was: a) the reliability of the results of the proof MBC-Maze for the 3rd grade is high; b) there is a permanent and increasing trajectory in the reading comprehension level, and this shows that the classroom activities had a positive impact in the students; c) the higher growth rate in the reading comprehension was observed in the 2nd grade; d) there weren`t any statistically significant differences between the results of the male and the female students ; e) the average of the results of the students in risk is less, almost in double, than the average of the other students over the three years; f) the difference between the students that are in risk and those that aren`t, is higher over the three years so, the groups are distanced with the time; g) there are strong and positive correlations between the reading fluency and comprehension; h) the correlation between fluency and comprehension decreases over the three years; i) the correlation between the mark of the Portuguese National Exam – 4 th grade and the comprehension and fluency in the reading is situated between the weak and the moderate.por
dc.description.sponsorshipFundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) - Projeto "Monitorização de risco de Dificuldades de Aprendizagem Específicas na leitura de alunos do 4º. ano e comparação com resultados destes mesmos alunos quando no 2º. e 3.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico";por
dc.description.sponsorshipCOMPETEpor
dc.description.sponsorshipQREN.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectDificuldades de aprendizagem específicas (DAE)por
dc.subjectMonitorização com base no currículo (MBC)por
dc.subjectCompreensão da leiturapor
dc.subjectProvas MAZEpor
dc.subjectValidadepor
dc.subjectFiabilidadepor
dc.subjectNormalização de resultadospor
dc.subjectDifficulties in specific learningspor
dc.subjectMonitoring based on the curriculumpor
dc.subjectReading comprehensionpor
dc.subjectMAZE provespor
dc.subjectValiditypor
dc.subjectReliabilitypor
dc.subjectNormalization of the resultspor
dc.titleIdentificação de alunos em risco de dificuldades de aprendizagem específicas na leitura: um estudo longitudinal sobre monitorização com base no currículo no contexto de um modelo de resposta à intervençãopor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid201615010-
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.uoeiInstituto de Educaçãopor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Maria João Costa Santos Simão.pdf2,92 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID