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https://hdl.handle.net/1822/41888
Título: | Fatores condicionantes do uso das tecnologias de informação e comunicação por professores do ensino médio no apoio a estudantes com necessidades educativas especiais |
Autor(es): | Barros, Aldenei Moura |
Orientador(es): | Gomes, Maria João Cruz-Santos, Anabela |
Palavras-chave: | Tecnologias de informação e comunicação Necessidades educativas especiais Inclusão digital Information and communication technologies Special educational needs Digital inclusion |
Data: | 2014 |
Resumo(s): | A presente investigação teve por finalidade caracterizar o uso das tecnologias de
informação e comunicação (TIC) no apoio a estudantes com necessidades educativas
especiais, por parte dos professores da rede pública da cidade de Manaus. Os
professores neste estudo foram 100 professores do ensino médio, tendo sido efetuada
uma pesquisa de natureza quantitativa através da aplicação de um questionário.
As principais conclusões deste estudo foram: a) há uma associação significativa
entre a idade dos professores e condições de acesso às TIC em casa (smartphone). O
estudo revelou que as condições de acesso às TIC no que se refere ao uso do
smartphone é maior entre os professores com idade entre 31 a 40 anos, enquanto o uso
do smartphone é menor entre os professores com idade acima de 50 anos, b) há uma
associação significativa entre a idade dos professores e os recursos da escola disponíveis
aos alunos (internet), sendo superior no caso dos professores com idade entre 31 a 40
anos do que em relação aos professores com idade acima de 50 anos, c) há uma
associação significativa entre idade dos professores e utilização de recursos didáticos
com alunos (tablet). O estudo revelou que os professores que utilizam tablet com alunos
é maior entre os professores com idade entre 41 a 50 anos, e mais de 50 anos em relação
a todas as outras faixas etárias, d) há uma associação significativa entre a formação
acadêmica dos professores e a utilização de recursos didáticos com alunos
(computadores). O estudo revelou que a utilização do computador como recurso
didático com alunos é maior entre os professores que possuem pós-graduação, do que
entre os professores que possuem outro tipo de formação, e e) há uma associação
significativa entre os anos de serviço e a utilização de recursos didáticos (netbook) em
práticas pedagógicas. O estudo revelou que a utilização do netbook em práticas
pedagógicas é superior entre os professores que têm até 20 anos de serviço, em relação
aos restantes grupos.
Do estudo obteve-se um quadro dos fatores que condicionam o uso das
tecnologias de informação e comunicação por parte dos professores no apoio aos
estudantes com necessidades educativas especiais, desse modo contribuindo para a
fundamentação de medidas a tomar por parte das entidades educativas. This study aims to characterize the use of information and communication technologies (ICT) in supporting students with special educational needs, by public school teachers in the city of Manaus. The participants in this study were 100 high school teachers. A research quantitative study was carried out using a questionnaire. The main conclusions of this study were: a) there is a significant association between age of teachers and conditions of access to ICT at home (smartphone). The study showed that the conditions of access to ICT in relation to smartphone use is higher among teachers aged 31-40 years, while smartphone use is lower among teachers over the age of 50 years, b) there is a significant association between age of teachers and school resources available to students (internet), being higher in the case of teachers aged 31-40 years than in relation to teachers over the age of 50 years, c) there a significant association between age of teachers and teaching resources for use with students (tablet). The study revealed that teachers who use tablet with students is higher among teachers aged 41-50 years and over 50 years for all other age groups, d) there is a significant association between academic teachers and the use of teaching resources with students (computers). The study revealed that the use of computers as a teaching resource to students is higher among teachers who have graduate, than among teachers who have other training, and e) there is a significant association between years of service and use of teaching resources (netbook) in pedagogical practices. The study revealed that the use of the netbook is superior in teaching practices among teachers who have up to 20 years of service, compared to other groups. This study establishes a framework of factors that influence the use of information technologies and communication of teachers in supporting students with special educational needs, thereby contributing to measures to be taken into account by education authorities. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Educação Especial (área de especialização em Dificuldades de Aprendizagem Específicas) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/41888 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
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