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TítuloDa avaliação à Intervenção na perturbação do espectro do autismo
Outro(s) título(s)From assessment to intervention in autism spectrum disorder
Autor(es)Reis, Helena Isabel Silva
Pereira, Ana Paula da Silva
Almeida, Leandro S.
Palavras-chavePerturbação do espetro do autismo
Avaliação
Intervenção precoce
Autism spectrum disorder
Assessment
Early intervention
Data2016
EditoraUniversidade Federal de Santa Maria (UFSM)
RevistaRevista de Educação Especial
CitaçãoReis, H. I., Pereira, A. P. S., & Almeida, L. (2016). Da avaliação à Intervenção na Perturbação do Espectro do Autismo. Revista de Educação Especial, 29(55), 269-280.
Resumo(s)A avaliação das perturbações caracterizadas por padrões de comportamento e de desenvolvimento atípicos tal como a Perturbação do Espetro do Autismo é, no mínimo, complexa. Desde o diagnóstico à própria descrição de PEA que a contradição, incerteza e desacordo surgem entre os vários profissionais e, apesar do Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders providenciar uma descrição cuidadosa do perfil sintomático da criança com PEA, a observação, a aplicação de checklists e de instrumentos standardizados, conjuntamente com a família, continua a ser crucial para o desenvolvimento de um plano individualizado de intervenção. A qualidade na elaboração dos instrumentos determina a precisão e confiança da informação obtida por estes e, quanto maior for a capacidade de informação relevante fornecida, maior a validade do instrumento e mais completa será a informação que os clínicos e pesquisadores pretendem. Apesar do aumento significativo da pesquisa sobre a PEA e dos rápidos avanços na ciência, a avaliação eficiente desta perturbação continua a ser um desafio, sobretudo, para determinar uma intervenção precoce efetiva.
The evaluation of disorders characterized by atypical development and behavior patterns such as the Autism Spectrum Disorder is at least complex. From diagnosis to the sole discretion of PEA that contradiction, uncertainty and disagreement arise between the various professionals and, despite the Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders provide a thorough description of the child’s symptomatic profile with ASD, the observation, the use of checklists and standardized tests, together with the family, remains crucial for determining an individualized plan of intervention. The design quality of instruments determines the accuracy and reliability of the information and higher capacity in relevant information provided, the greater validity of the instrument and more complete information will be obtained by researchers and clinicians as they pretend. Despite the significant increase in research on the labor force and rapid advances in science, efficient evaluation of this disorder remains a challenge, especially to determine an effective early intervention.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/42474
DOI10.5902/1984686X19423
ISSN1808-270X
1984-686X
Versão da editorahttp://www.ufsm.br/revistaeducacaoespecial
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
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