Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/42582
Título: | Projeto PROCUR: Testemunhos sobre um Movimento de inovação, centrado na integração curricular, na escola básica portuguesa |
Outro(s) título(s): | PROCUR Project: Testemonies over an innovation movement, centered in the curricular integration in the portuguese basic school |
Autor(es): | Alves, Cidália Maria Dias |
Orientador(es): | Alonso, Maria Luísa Garcia Fernandes, Rui Eduardo Trindade |
Palavras-chave: | Inovação educativa Integração curricular Projeto Curricular Integrado Investigação-ação colaborativa Comunidades de aprendizagem Educative innovation curricular integration Integrated Curricular Project Collaborative Research-action Learning communities |
Data: | 9-Jun-2016 |
Resumo(s): | A mudança, enquanto característica social e, por conseguinte, atributo da realidade
escolar, exige, à investigação e aos investigadores, um olhar abrangente e uma visão
simultaneamente meta-analítica e prospetiva sobre propostas transformadoras e eficazes para as
necessidades da sociedade e da educação do século XXI.
Nessa perspetiva, foi realizado este estudo sobre o Projeto PROCUR – Projeto Curricular
e Construção Social. Iniciado nos anos noventa do século XX, no âmbito da formação de
professores na Universidade do Minho, foi ampliando o seu campo de incidência por várias fases
e contextos de desenvolvimento, numa adequação à constante evolução das políticas educativas
e formativas, salvaguardando, todavia, os seus princípios, fundamentos e valores.
Movidos pelo objetivo de compreender e perspetivar o PROCUR enquanto Projeto e
Modelo de inovação educativa e formativa em Portugal, centrado no constructo de integração
curricular, desenvolvemos uma investigação tripartida entre o passado, o presente e o futuro, o
que nos permitiu a construção de uma conceção diacrónica sobre o percurso e as encruzilhadas
rumo à mudança. Recorremos, para tal, a uma aproximação metodológica integrada, sustentada
no paradigma qualitativo, constituindo o estudo de caso com uma abordagem histórica a opção
mais congruente com os objetivos traçados. A revisão de literatura e as entrevistas a
informantes-chave constituíram os procedimentos de recolha de dados utilizados.
Os resultados provenientes desta triangulação de dados apresentam o PROCUR como
um referencial de inovação curricular e pedagógica, tendo um impacto significativo nas políticas
educativas e nas práticas escolares e formativas em Portugal nos últimos vinte e cinco anos
continuando a configurar os quadros axiológicos, teóricos e práticos de muitos profissionais e
instituições educativas e formativas em Portugal. Estas repercussões denotam a importância das
perspetivas curriculares e organizacionais integradoras e globalizantes, numa lógica de
investigação e reflexão em torno da criação e sustentação de comunidades de aprendizagem. The change, whilst social characteristic and by consequence an education reality attribute, demands to the research and researchers, an in-depth look and simultaneously a metaanalytic and prospective sight over effective and transforming proposals for the XXI century society and education needs. In this perspective, it was conducted this study on the PROCUR Project – Curricular Project and Social Construction. Started in the nineties of the XX century, in the scope of teachers training at the University of Minho, it was expanding its incidence field through several phases and development contexts, in an adequacy to the constant evolution of the educative and formative policies, safeguarding, however, its principles, fundamentals and values. Driven by the goal of comprehending and prospecting the PROCUR while Project and Model of educative and formative innovation in Portugal, focused on the curricular integration construct a tri-parted research between the past, present and future was developed, which allowed the construction of a diachronic conception over the route and crossroads towards the change. An integrated methodological approach was resorted, sustained in the qualitative paradigm, building the case study with an historic approach as the most congruent option with the established goals. The literature revision as well as the key-informant interviews constituted the used data collection procedures. The results from this data triangulation present the PROCUR as a curricular and pedagogic innovation referential, having a significate impact in the educational policies as well as in the Portuguese scholar and formative practices over the last twenty five years, continuing as the axiological, theoretical and practical references of many professionals, educative and formative institutions in Portugal. These rebounds mark the importance of the integrative and globalized curricular and organizational perspectives, in an investigation and logic reflection around the creation and sustainability learning communities. |
Tipo: | Tese de doutoramento |
Descrição: | Tese de Doutoramento em Ciências da Educação - Especialidade em Desenvolvimento Curricular |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/42582 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEC - Teses de Doutoramento |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Cidália Maria Dias Alves.pdf | 14 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |