Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/42741

TítuloO playground como elemento regenerador do espaço urbano e a padronização do lúdico
Outro(s) título(s)The playground as element regenerating urban space and the standardization of ludic
Autor(es)Gomes, Carina Filipa Vieira Martins Antunes
Orientador(es)Castro, Nuno Maria Pinto Cruz Sampaio
Palavras-chavePlayground(s)
Espaço urbano
Lúdico
Criança(s)
Mixed-age
Estandardização
Equipamento
Data2016
Resumo(s)O playground exerce um papel importante no tecido urbano das cidades, uma vez que para além de funcionar como um lugar atrativo para as crianças brincarem, proporcionando o desenvolvimento físico e cognitivo, funciona também, como um espaço público capaz de fomentar a socialização e identidade dentro de uma comunidade. Com o surgimento da estandardização dos novos equipamentos lúdicos plastificados, surgiu uma excessiva expansão destes por todo o mundo, incluindo Portugal, tornando- se num elemento vulgarizado e pouco entusiasmante para a criança. Atualmente, assiste-se a um retrocesso quanto ao significado do playground, uma vez que este, deixou de ser um catalisador da ligação entre as pessoas de uma determinada comunidade e deixou de conter elementos de design bem executados, complexos e atrativos; acresce ainda, a falta de exploração individual e coletiva, socialização, negociação, fantasia e o improviso, que são importantes para o desenvolvimento saudável da criança. A presente dissertação pretende, a partir da cidade de Braga, manifestar que o playground não se define só por um espaço pequeno, vedado e pousado em qualquer espaço, com equipamentos que produzem um lúdico padronizado e individual, mas sim um elemento que é capaz de regenerar e restruturar o espaço urbano, de modo a oferecer um espaço amplo, explorativo, complexo e dinâmico, que promova um lúdico interativo entre crianças de várias idades, através do espaço e equipamento, assim como um espaço aglutinador da socialização e de proximidade geracional.
The playground plays an important role in the urban fabric of the cities, once it works as an attractive place for children to play, providing the physical and cognitive development, while acting as well as a public place capable of promoting socialization and identity within a community. With the emergence of standardization of new plasticized playground equipment, emerged excessive expansion of these throughout the world, including Portugal, becoming a vulgarized element and little exciting for the child. Currently, we are witnessing a setback as to the meaning of the playground, since it ceased to be a catalyst for connection between people in a community and no longer contains design elements well executed, complex and attractive; furthermore, the lack of individual and collective exploration, socialization, negotiation, fantasy and improvisation, which are important for healthy child development. The present dissertation intends, from the city of Braga, manifesting that the playground is not defined only by a small space, fenced and landed in any space, with equipment that produce a standardized playful and individual, but an element that it is able to regenerate and restructure the urban space, in order to provide ample space, explorative, complex and dynamic that promotes an interactive ludic among children of several ages, through space and equipment, as well as a unifying space of socialization and generational proximity.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado integrado em Arquitectura (área de especialização em Cultura Arquitetónica)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/42741
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_Carina Filipa Vieira Martins Antunes Gomes_2016.pdf292,48 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID