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dc.contributor.advisorPinho, José Carlos M.por
dc.contributor.authorAldana, Francisco José Manuel Alvespor
dc.date.accessioned2016-10-14T14:17:48Z-
dc.date.available2020-01-01T07:01:03Z-
dc.date.issued2016-
dc.date.submitted2016-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/42793-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Marketing e Estratégiapor
dc.description.abstractO objetivo da presente dissertação é entender em que medida os fatores em estudo diferem nos tipos de economia, no momento de iniciar um negócio. Esses fatores são os seguintes: oportunidades percebidas, recursos percebidos, intenção empreendedora e medo de falhar. A abordagem destes é realizada de forma individual nos tipos de economia, de modo a entender o seu contributo e influência aquando do momento empreendedor. Nesse sentido, existe a necessidade de relacionar os fatores em estudo com a orientação das economias dos diferentes países, através do modelo Global Entrepreneurship Monitor (GEM). Este modelo todos os anos realiza avaliações do nível de atividade empreendedora em vários países e tem como base a recolha de informação quantitativa, relativa ao fenómeno do empreendedorismo. A recolha apenas deste tipo de informação cria um lapso na abordagem da avaliação subjacente ao modelo, uma vez que não inclui os fatores qualitativos que permitem a comparação e conclusões da sua influência nos tipos de economia. Pode ver-se na parte prática os resultados relativos a esta implicação. A obtenção dos resultados relativos à influência de fatores no nível da atividade empreendedora, em diferentes economias, permitiu concluir que o impacto desses mesmos fatores é diferente em cada economia, o que nos leva a concluir que a capacidade empreendedora nessas mesmas economias revela-se, igualmente, diferente. O estudo do empreendedorismo tem gerado um crescente reconhecimento entre as várias economias, sendo que os governos têm assumido o papel da atividade empreendedora como uma oportunidade de combinar a motivação do individuo com as empresas. Desta forma existe a possibilidade de desenvolver novas oportunidades que geram mudança e promovem o crescimento económico dos seus países.por
dc.description.abstractThe purpose of the present dissertation is to understand to in what extent the factors under study differ between economies when it comes to setting up a business. Those factors are: perceived opportunities, perceived resources, entrepreneurial initiative and fear of failure. Each factor is approached individually in the different types of economy, in order to comprehend it’s contribute and influence in the entrepreneurial moment. Therefore, there is the necessity of establishing a relation between the factors under study with the orientation of the economies of the different countries, through the Global Entrepreneurship Monitor (GEM) model. This model evaluates every year the level of entrepreneurial activity in several countries and uses quantitative information to measure the activity. The collection of data solely from quantitative sources creates a gap in the approach of the underlying evaluation, since it does not include the qualitative factors that allow a comparison and a conclusion on its influence in the different types of economy. It is evident in the practical chapter the results regarding this implication. Obtaining results relative to the influence of these factors on the level of entrepreneurial activity, in different economies, led to the conclusion that the impact of the same differs between economies, which lead us to conclude that the entrepreneurial ability is, equally, divergent. The study of entrepreneurship has been gaining an increasing acknowledgement between economies, given that governments have been taking the role of the entrepreneurial activity as an opportunity to combine the individual motivation with companies. Furthermore, there is the possibility of developing new opportunities that generate change and promote the economic growth of their countries.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEmpreendedorismopor
dc.subjectGEMpor
dc.subjectOportunidades percebidaspor
dc.subjectRecursos percebidospor
dc.subjectIntenção empreendedorapor
dc.subjectMedo de falharpor
dc.subjectEntrepreneurshippor
dc.subjectPerceived opportunitiespor
dc.subjectPerceived resourcespor
dc.subjectEntrepreneurial initiativepor
dc.subjectFear of failurepor
dc.titleFatores que influenciam a capacidade empreendedora: uma análise comparativapor
dc.title.alternativeFactors that influence the entrepreneurial activity: a comparative analysispor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid201219930por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade15 valorespor
sdum.uoeiEscola de Economia e Gestãopor
dc.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
EEG - Dissertações de Mestrado

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