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TítuloCompetências transversais na formação dos alunos de Economia e Gestão
Autor(es)Santos, Mariana Paiva
Orientador(es)Freire, Carla
Barbosa, Íris
Palavras-chaveGestão de competências
Competências transversais vs competências técnicas
Programa de desenvolvimento de competências
Avaliação
Contexto português
Managing skills
Transferable skills vs technical skills
Developing skills programs
Evaluation
Portuguese context
Data2016
Resumo(s)Os desafios que se colocam atualmente a um licenciado na sua ingressão no mercado de trabalho são cada vez maiores e é cada vez mais importante perceber que as competências técnicas e específicas de cada área profissional podem não ser suficientes para desempenhar uma determinada função. Nesta perspetiva e tentando ir ao encontro de um tema relevante e útil para os jovens licenciados, a escolha do tema do presente estudo recaiu numa área que deve merecer especial destaque quer na Universidade, quer no mercado de trabalho, as competências transversais, procurando perceber de que forma estas são abordadas em contexto académico e profissional. Este trabalho de investigação tem como objetivo explorar e analisar a perspetiva dos empregadores e dos alunos da Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho (EEG) acerca do tema das competências transversais, analisando também o papel das empresas e das instituições do ensino superior (nomeadamente a EEG), no processo de desenvolvimento destas competências. Neste estudo foi seguida uma metodologia qualitativa que se traduziu na realização de entrevistas aos empregadores, que de alguma forma colaboram com a EEG, e de grupos de foco com os alunos da própria escola que usufruíram do programa de desenvolvimento de competências EEGenerating Skills. Os resultados obtidos, analisados à luz dos estudos existentes na literatura, evidenciam um consenso por parte dos empregadores, alunos e da própria EEG no que toca à importância das competências transversais, embora exista por parte dos estudantes, a noção de que as chamadas “soft skills” estão na moda, existindo uma crescente preocupação em abordá-las em contexto académico. Na análise de dados foi possível perceber que empregadores e alunos parecem estar em sintonia no que concerne à definição das competências transversais que são mais importantes no ingresso no mercado de trabalho, destacando-se as competências referentes a: planeamento e organização, adaptação à mudança, inovação/criatividade, comunicação oral, liderança e motivação. Embora tenha ficado claro neste estudo que as competências transversais são valorizadas em contexto académico e profissional, esta importância deve ser concretizada tanto nas instituições de ensino superior com a existência de programas de desenvolvimento de competências como pelas próprias empresas com a adoção de mecanismos que permitem desenvolvê-las nas práticas de gestão de recursos humanos, como sejam o recrutamento e seleção, formação e avaliação de desempenho.
The challenges that any graduate faces when entering the labour market, nowadays, are getting bigger and it is important to understand that the technical and specific skills of each professional area might not be enough to perform a specific function. In this perspective and trying to speak about a relevant and useful subject for young graduates, the choice for this study subject has fallen in an area that should deserve a special attention in both the university and in the labour market, transferable skills, trying to understand how they are approached in the academic and professional context. This research aims to explore and analyze both employers and higher education students from the School of Economics and Management from University of Minho (EEG) perspective about transferable skills, analyzing the role of higher educational institutions (namely the EEG) in the development of those skills. A qualitative methodology was followed in this research, interviewing employers that at some point have collaborated with the EEG, and in focus groups with the participation of the school students that benefited from the development program of the EEGenerating Skills. The obtained results, analysed in the existing studies scope, reveal a consensus by both employers, students, and also by the EEG, in regard of the transferable skills importance, although students seem to have the notion that the so called “soft skills” are a trend, existing a bigger concern in aproaching them in an academic context. In the data analysis, it was possible to understand that both employers and students seem to be in synk, in regard to the transferable skills definitions that are more important in entering the labour market, such as: planning and organizing, adaptation to change, inovation/creativity, comunication skills, leadership and motivation. Altough it was clear in this research that transferable skills are valued, not only in the academic, but also in the professional context; its importance should be implemented in both the higher educational institutions with the existence of development skills programs, and in corporations by adopting mechanisms that allow the developing in human resource management pratices such as: recruitment and selection, training and performance evaluation.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Estudos de Gestão
URIhttps://hdl.handle.net/1822/42818
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
EEG - Dissertações de Mestrado

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