Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/43017

TítuloA participação juvenil como exemplo de intervenção comunitária: a estratégia de mudança social na JCV
Outro(s) título(s)Youth participation as an example of community intervention: social change strategy of the JCV
Autor(es)Marques, Ana Rita Loureiro
Orientador(es)Casulo, José Carlos de Oliveira
Palavras-chaveCruz Vermelha Portuguesa
Educação não formal
Jovens adultos
Portuguese Red Cross
Non-formal education
Young adults
Data2016
Resumo(s)O projeto A participação juvenil como exemplo de Intervenção Comunitária: A estratégia de mudança social da JCV, centrou-se, numa fase inicial, na formação/capacitação dos líderes juvenis das áreas locais da juventude, proporcionando ferramentas para o desenvolvimento e sustentabilidade das mesmas áreas, nomeadamente através da formação de voluntários e/ou profissionais com o papel de liderança em algumas competências fulcrais para o desenvolvimento eficaz da sua atividade. O projeto pretendeu trabalhar com estes líderes através de duas intervenções: por um lado, mais emocional (lógica de formação /capacitação), no sentido de potenciar a capacidade de lidar com os problemas e de resistir às adversidades; e, por outro lado, mais racional (lógica da intervenção e prática), da aplicação prática da formação adquirida na primeira fase, com o objetivo de os líderes juvenis interagirem diretamente com crianças e jovens mais vulneráveis. O projeto incidiu predominantemente numa metodologia qualitativa, tendo sido utilizados diversos instrumentos e técnicas de investigação e intervenção baseando-se na Educação de Adultos e Intervenção Comunitária, dando especial destaque à educação não formal como estratégia à formação dos líderes juvenis. O resultado que se quis alcançar foi o desenvolvimento, por parte do público-alvo, de competências transversais, como: persistência, trabalho em equipa, relacionamento interpessoal, planeamento, iniciativa, resiliência, liderança, comunicação. Ao nível do impacto do projeto, os dados recolhidos e analisados revelam uma resposta bastante satisfatória quanto à adesão, aceitação e resultados da iniciativa levada a cabo.
This report reflects the work carried out between October 2014 and June 2015, under the internship of Masters in Education, in the Adult Education and Community Intervention specialization area, at University of Minho. The intervention was carried out at the national office of Youth Portuguese Red Cross, which is responsible for creating conditions for the youth leader’s intervention, in this organization. The project “Youth participation as an example of Community Intervention: Social change strategy of the Youth Red Cross”, at an early stage, focussed on youth leaders’ education/training of local youth areas, providing tools for development and sustainability of this areas, namely with the training of volunteers and/or professionals with a leadership role in a few keys competences for the effectiveness of its activity. The project aimed to work with these leaders through two interventions: the first one, more emotional (education/training logic) in order to enhance the ability to deal with problems and to resist the adversity; the last one, more rational (intervention and practice logic), with a practical application of the training acquired in the first phase, with aim of the youth leaders interact directly with the most vulnerable children and young people. The project focused mainly on a qualitative methodology has been used several instruments and research and intervention techniques based on the Adult Education and Community Intervention, with special emphasis on non-formal education as a strategy for the training of youth leaders. The result that wants to be achieve was acquisition of transversal competences, on the part of the target audience, such as: persistence, team work, interpersonal relationship, planning, initiative, resilience, leadership and communication. In terms of the project impact, the collected and analysed data revealed a quite satisfactory answer with regard to accession, acceptance and results of the initiative carried out.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação (especialização em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/43017
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
IE - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Ana Rita Loureiro Marques.pdf
Acesso restrito!
Relatório de Estágio18,84 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID