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https://hdl.handle.net/1822/43058
Título: | Stress e esgotamento em professores: importância dos processos de avaliação cognitiva |
Outro(s) título(s): | Stress and burnout in teachers: the importance of cognitive appraisal |
Autor(es): | Reis, Silvi Borges |
Orientador(es): | Gomes, A. Rui |
Palavras-chave: | Stress ocupacional Burnout Avaliação cognitiva Professores Ensino Occupational stress Cognitive appraisal Teachers Teaching |
Data: | 2016 |
Resumo(s): | Este estudo analisou a experiência de stress e esgotamento em professores e o papel da avaliação cognitiva na relação estabelecida entre stress e esgotamento. Participaram no estudo 551 professores, sendo 129 do sexo masculino e 317 do sexo feminino. As idades variaram entre 28 e 67 anos (M = 46.88; DP = 7.80). O protocolo de avaliação incluiu um questionário demográfico, a Escala de Avaliação Cognitiva, o Questionário de Stress em Professores e a Medida de Burnout de Shirom-Melamed. Os resultados mostraram que 52.1% dos professores percecionaram níveis significativos a elevados de stress profissional, sendo a fadiga física o sintoma de esgotamento mais frequente. Verificou-se também que a avaliação cognitiva medeia parcialmente a relação estabelecida entre o stress e o esgotamento. Em síntese, a atividade de professor é exigente do ponto de vista emocional, sendo de considerar, igualmente, a importância dos processos de avaliação cognitiva na adaptação ao stress. This study analyzed the experience of stress and burnout in teachers and the role of cognitive appraisal on the relationship between stress and burnout. Participated in the study 551 teachers from northern Portugal, 129 males and 317 females. The ages ranged between 28 and 67 years (M = 46.88, SD = 7.80). The evaluation protocol included a demographic questionnaire, the Cognitive Appraisal Scale, the Stress Questionnaire for High School Teachers, and the Shirom-Melamed Burnout Measure. The results showed that 52.1% of the teachers perceived significant to high levels of stress at work, physical fatigue was the most frequent symptom of burnout. It was also found that cognitive appraisal partially mediates the relation between stress and burnout. In sum, the teacher activity is emotionally demanding and we should also consider the importance of cognitive appraisal processes in adaptation to stress. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado integrado em Psicologia |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/43058 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
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