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dc.contributor.advisorSoares, Isabelpor
dc.contributor.authorGonçalves, Elisabete Filipa da Silvapor
dc.date.accessioned2016-11-28T10:18:17Z-
dc.date.available2016-11-28T10:18:17Z-
dc.date.issued2016-
dc.date.submitted2016-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/43133-
dc.descriptionDissertação de mestrado integrado em Psicologiapor
dc.description.abstractConstata-se que a sociedade dá grande relevância ao trabalho e à carreira profissional, despendendo assim muito do seu tempo a trabalhar. O número de horas de trabalho semanais tem vindo, continuamente, a aumentar nos últimos 20 anos. Por outro lado, há uma crescente preocupação por parte dos trabalhadores com as responsabilidades familiares que requerem tempo e atenção. O presente estudo surge com a seguinte finalidade: i) identificar as práticas de conciliação trabalho-família (PCTF) disponibilizadas pelas organizações e mais utilizadas pelos trabalhadores; ii) conhecer a perceção dos trabalhadores de conflito trabalho-família (CTF), de suporte organizacional na relação trabalho-família (SO) e de adequação das PCTF às suas necessidades. Participaram neste estudo 82 colaboradores (76.8% do sexo feminino) de diferentes setores profissionais. Os dados do estudo foram recolhidos através de um protocolo de avaliação, disponível online e em formato papel, que integra as seguintes escalas/medidas: conflito trabalho-família, suporte organizacional na relação trabalho-família, perceção de adequação das PCTF e lista de medidas de disponibilização e utilização das PCTF. Verificou-se que a perceção de adequação das PCTF às necessidades dos trabalhadores está correlacionada positivamente com a utilização e disponibilização de PCTF, e com o SO na relação trabalho-família. A perceção de adequação das PCTF está correlacionada negativamente com a perceção de CTF. A perceção de CTF é menor quando as PCTF foram utilizadas no último mês, e maior quando o número de horas de trabalho é maior. As PCTF são utilizadas atualmente tanto por quem tem filhos como por quem não tem filhos.por
dc.description.abstractActually society gives a great importance to work and professional career, spent so much time at work. In last 20 years the number of labor hours have been increased continually. In the other hand, workers got many concerns with family responsibilities that requires time and attention. This study aimed to identify the most PCTF used by workers and analyze the perception of work-family conflict, organizational support, and adequacy of family-friendly practices. Eighty two employees (76.8% female) of different sectors of activity participated in this study. The data were collected through a research protocol, available online and in paper, which includes the following scales: work-family conflict, perception of family support by the organization, adequacy of family-friendly practices and list of family-friendly practices available and used. This study shows that the higher perception of adequacy of family-friends practices higher is availability, utilization and organizational support. Less perception of adequacy of family-friendly practices leads to less work-family conflict. Work-family conflict is less when employees use family-friends practices in the last month, and higher when working hours are higher. Family-friendly practices are useful for employees who have, or not have, children’s.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectConflito trabalho-famíliapor
dc.subjectPráticas de conciliação trabalho-famíliapor
dc.subjectSuporte organizacionalpor
dc.subjectCultura “amiga da família”por
dc.subjectWork-family conflictpor
dc.subjectFamily-friends practicespor
dc.subjectOrganizational supportpor
dc.subjectFamily-friendly culturepor
dc.titlePráticas de conciliação trabalho-família, conflito trabalho-família e cultura organizacional “amiga da família”por
dc.title.alternativeFamily-friendly practices, work-family conflict and "family-friendly" organizational culturepor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid201281015por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade15 valorespor
sdum.uoeiEscola de Psicologiapor
dc.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapor
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