Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/43246

TítuloRecognizing non-verbal emotional vocalizations through the life span: a validated sound database
Outro(s) título(s)Reconhecimento de vocalizações emocionais não verbais ao longo do ciclo de vida: validação de uma bateria de sons
Autor(es)Mendes, Augusto José Martins
Orientador(es)Pinheiro, Ana P.
Palavras-chaveNon-verbal emotional vocalizations
Sex
Age
Sound database
Vocalizações emocionais não verbais
Sexo
Idade
Bateria de sons
Data2016
Resumo(s)Non-verbal emotional vocalizations are sounds (e.g., laughter or cry), which although do not have verbal content, can transmit emotions. These are present since the beginning of life-span (e.g., babies cry), as well in the commencement of human being, even before language appearance. This study pretends to study vocalizations, exploring different age groups (i.e., children, adolescents, young adults, adults and elderly), divided equally for both sexes. Emotional categories in study are: achievement, amusement, pleasure, relief, surprise, anger, disgust, fear and neutral. Initially, in order to collect stimuli, was performed recording sessions with the studied age groups, totaling 200 vocalizations selected. Posteriorly, in order to study the different conditions adjacent to the stimuli, vocalizations were presented to young adults (n = 48) and children (n = 36), who had to categorize each vocalization in a forced choice task, as well as rate according to a valence scale. Main results showed a higher recognition accuracy in vocalizations conveyed by children, as well as female speakers. Regarding emotional categories, disgust and amusement were better recognized, on the other hand fear and achievement had the lowest accuracy rates.
Vocalizações emocionais não-verbais são sons (e.g., riso ou choro), que se apesar de não conterem conteúdo verbal, transmitem emoções. Estas estão presentes desde o início da nossa vida (e.g., o choro nos bebés), assim como nos primórdios do ser humano, quando a linguagem ainda não tinha surgido. O presente estudo pretende estudar vocalizações, explorando diferentes categorias emocionais e locutores de diferentes faixas etárias (i.e., crianças, adolescentes, jovens adultos, adultos e idosos), divididos equitativamente pelos dois sexos. As categorias emocionais em estudo são: realização/triunfo, diversão, prazer, alívio, surpresa, raiva, nojo, medo, tristeza e neutro. Primeiramente, de modo a obter os estímulos, foram realizadas gravações com as faixas etárias em questão, resultando num total de 200 vocalizações selecionadas. Posteriormente, de modo a estudar as diferentes condições adjacentes ao estímulo, as vocalizações foram apresentadas a jovens adultos (n = 48) e crianças (n = 36), que tiveram que categorizar cada vocalização numa tarefa forced choice, assim como, avaliar numa escala de valência. Principais resultados remetem para um maior reconhecimento emocional em vocalizações proferidas por crianças, assim como em locutoras femininas. As categorias emocionais mais reconhecidas foram o nojo e diversão, enquanto que medo e realização obtiveram a pior taxa de eficácia de reconhecimento.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado integrado em Psicologia
URIhttps://hdl.handle.net/1822/43246
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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