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https://hdl.handle.net/1822/43277
Título: | O jogo pedagógico e a expressão plástica para a motivação nas aprendizagens escolares: contributos de um projeto curricular integrado |
Autor(es): | Abreu, Joana Patrícia da Costa Martins |
Orientador(es): | Silva, Carlos M. |
Palavras-chave: | Jogos lúdico-pedagógicos Expressão plástica Motivação Aprendizagem Playful pedagogical games Artistic expression Motivation Learning |
Data: | 2016 |
Resumo(s): | Hodiernamente, a escola contemporânea, mutabilizada pela globalização, pelas diversas
mudanças educativas e pelo crescente processo de massificação do ensino, depara-se com a
necessidade de encontrar novas estratégias pedagógicas e métodos de ensino e aprendizagem que
contribuam, efetivamente, para o desenvolvimento harmonioso da criança e do jovem e,
cumulativamente, para o seu sucesso educativo escolar. Este panorama requer por parte dos professores
e educadores uma reflexão contínua das suas práticas educativo-pedagógicas, privilegiando sobretudo
modelos pedagógicos diferenciadores que respeitem a individualidade do aluno, contribuindo assim para
o enriquecimento do contexto educativo e motivação dos alunos para a aprendizagem.
Algumas destas estratégias pedagógicas diferenciadoras, defendidas e corroboradas pela
multiplicidade de autores com investigação desenvolvida nesta área, permeia o desenvolvimento de
atividades lúdico-pedagógicas e recreativas, desenvolvidas sob a forma de jogos pedagógicos e de
atividades de expressão plástica. Estas atividades, quando aliadas aos conteúdos programáticos,
motivam e mobilizam unanimemente os alunos para o desenvolvimento de aprendizagens significativas,
pela sua vertente prática e lúdica, ou seja, através jogo, do brincar, pretende-se a promoção de um
conjunto de competências cognitivas, sociais, relacionais, psicomotoras e pessoais que, em associação,
promovem um desenvolvimento ótimo da criança e do jovem.
Neste sentido, o presente relatório tem como principal objetivo analisar as potencialidades dos
jogos lúdico-pedagógicos e da expressão plástica para a motivação das aprendizagens escolares numa
turma do 2.º ano de escolaridade, do 1.º Ciclo do Ensino Básico.
Como tal, para a realização deste estudo, optou-se pela metodologia de investigação-ação de
natureza qualitativa, tendo como principais instrumentos de recolha de dados, a observação participante,
os registos do professor (notas de campo), as produções dos alunos e os registos áudio/fotográficos.
Os resultados deste estudo sugerem que os jogos lúdico-pedagógicos e a expressão plástica
constituem-se como um fator de potenciação da motivação e do trabalho cooperativo, permitindo
despoletar uma maior predisposição do grupo-turma para a realização de novas aprendizagens. In our times, contemporary school that has been transformed by the globalization, diverse educational changes and the growing process of massification of education is faced with the need to find new pedagogical strategies and teaching methods that effectively will contribute to the harmonious development of child and youth and cumulatively for their school educational success and cumulatively for their school educational success. This calls that teachers and educators have a continuous reflection of its educational and pedagogical practices, focusing especially on pedagogical models that are differentiators and respect the individuality of the student, thus contributing to the enrichment of the learning environment and motivation for the learning process. Some of these differential teaching strategies, defended and supported by the multiplicity of authors with investigation developed in this area, permeates the development of ludic educational and recreational activities, built in the form of educational games and plastic expression activities. These activities, when combined with the program contents, will motivate and unanimously mobilize the students to develop significant learning due to its practical and playful aspects, i.e. through games and play, it is intended the promotion of a set of cognitive, social, personal and relational skills that, in combination, promote optimal development of children and youth. In this sense, this report has as main objective to analyse the potential of recreational and educational games and artistic expression on the motivation of school learning in a 2nd year class of the 1st cycle of basic education. Therefore, in order to carry out this study, a qualitative research-action methodology was chosen and had participant observation, teacher records (field notes), student productions and audio/ photographic entries as main data collection instruments. The results of this study suggest that recreational and educational games, as well as artistic expression, constitute a potentiating factor of motivation and cooperative work, triggering a greater predisposition of the class group for the realization of new learnings. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/43277 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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