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https://hdl.handle.net/1822/43278
Título: | A aprendizagem das ciências no pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico baseada numa abordagem experimental socioconstrutivista |
Autor(es): | Mota, Maria João Lomba da |
Orientador(es): | Varela, Paulo Idalino Balça Sarmento, Teresa |
Data: | 2016 |
Resumo(s): | Nas orientações curriculares para a área de conteúdo do “Conhecimento do Mundo” da
Educação Pré-Escolar e no programa do 1º Ciclo do Ensino Básico da área curricular de “Estudo
do Meio” existe uma grande preocupação em fomentar nas crianças uma permanente “atitude
científica e experimental” na abordagem dos vários temas e conteúdos de ciências que os
integram. Porém, na prática, verifica-se ainda, em alguns contextos de Educação Pré-Escolar e
do 1º Ciclo do Ensino Básico, que as crianças têm poucas oportunidades de realizar atividades
práticas e experimentais de ciências, que promovam o desenvolvimento de competências e
saberes essenciais para uma melhor compreensão e integração no mundo que as rodeia. Neste
sentido, o presente relatório de estágio resulta de um projeto de intervenção pedagógica,
desenvolvido no âmbito da Unidade Curricular de “Prática de Ensino Supervisionada I e II”, do
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, que teve como
objetivo geral promover, nesses contextos da prática pedagógica, uma abordagem experimental
e interdisciplinar das Ciências.
O projeto de intervenção adotou uma metodologia de investigação-ação e teve como
objetivos específicos: a) caracterizar as ideias iniciais das crianças sobre os temas objeto de
estudo; b) descrever e analisar o processo de exploração experimental promovido com as
crianças; c) avaliar as aprendizagens realizadas; d) avaliar o impacto da intervenção ao nível das
atitudes manifestadas pelas crianças em contexto familiar.
Foram exploradas 7 atividades de ciências com um grupo de crianças do pré-escolar
(n=22) e desenvolvidas 4 aulas com uma turma do 1º ano de escolaridade (n=23), perfazendo
um total global de 35 horas de intervenção. As atividades foram planificadas e exploradas pela
aluna estagiária que, em colaboração com a educadora e a professora de ambos os contextos,
desempenhou simultaneamente o papel de investigadora e de educadora/professora.
Na sequência da observação participante em cada contexto, foram sendo recolhidos
dados por via de várias técnicas e instrumentos, os quais foram posteriormente objeto de análise
e reflexão. Os diários de aula constituíram, simultaneamente, uma estratégia de investigação e a
principal forma de registo de dados. Estes foram elaborados no final de cada atividade/aula com
base nas notas de campo e nos registos áudio efetuados. A análise dos diários é concomitante
com a apresentação das aprendizagens que vão sendo realizadas pelas crianças. Estes
resultados, conjugados com os obtidos em testes de avaliação individual e as opiniões verbalizadas pelas crianças face ao projeto, permitem concluir que as crianças realizaram boas
aprendizagens acerca dos temas de ciências que foram objeto de exploração. A análise dos
questionários dirigidos aos Encarregados de Educação permite também verificar o impacto muito
positivo que a intervenção pedagógica de ciências teve nas crianças e, em função dos
comentários por estes efetuados em contexto familiar, na opinião dos Encarregados de
Educação face aos benefícios que as atividades/aulas de ciências promoveram nos seus
educandos. In the curricular guidelines for the “Knowledge of the World” content area of Pre-school Education and in the section dedicated to 'Environmental Studies' of the programme of the First Cycle of Primary Education there is great concern with developing in children a permanent 'scientific and experimental attitude' in their approach to the various science topics and contents addressed. However, in practice, we still see that, in some contexts of Pre-School Education and First Cycle of Basic Education, children are given too few opportunities to engage in practical and experimental science activities that promote the development of essential skills and knowledge, which allow for a better understanding and integration into the world that surrounds them. With this in mind, this internship report was prepared following a pedagogical intervention project, developed as part of the Curricular Unit “Supervised Teaching Practice I and II” of the Master's Degree Course in Preschool Education and Teaching in the 1st Cycle of Basic Education, whose general goal was to promote, within such contexts of the teaching practice, an experimental and interdisciplinary approach to Sciences. The intervention project adopted an action research methodology and had the following specific goals: a) to characterise the children's initial ideas on the studied subjects; b) to describe and analyse the process of experimental exploration promoted with the children; c) to assess the learning made; d) to assess the intervention's impact in terms of the attitudes shown by the children within the family environment. 7 science activities were explored with a group of preschool children (n=22) and 4 lessons were held with a class of the 1st year (n=23), making up an overall total of 35 hours of intervention. The activities were planned and developed by the trainee student who, in collaboration with the teachers of both classes, simultaneously played the role of researcher and educator/teacher. Following participant observation in each context, data was collected using various techniques and tools, for subsequent analysis and reflection. Class journals were used both as research strategy and as the main form of data logging. These were prepared at the end of each activity/class, based on the field notes and audio recordings taken. The analysis of the class journals is concurrent with the presentation of the learning made by the children. These results, combined with those obtained in individual assessment tests, as well as the opinions voiced by the children concerning the project, allow us to conclude that valid learning was made by the children on the science topics explored. The analysis of the questionnaires administered to the children's Parents and Guardians also indicates that the educational intervention in Sciences had a very positive impact on the children and, given their comments within the family context, on the opinion of the Parents and Guardians regarding the benefits promoted in their pupils by the science activities/lessons. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/43278 |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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