Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/43278

TítuloA aprendizagem das ciências no pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico baseada numa abordagem experimental socioconstrutivista
Autor(es)Mota, Maria João Lomba da
Orientador(es)Varela, Paulo Idalino Balça
Sarmento, Teresa
Data2016
Resumo(s)Nas orientações curriculares para a área de conteúdo do “Conhecimento do Mundo” da Educação Pré-Escolar e no programa do 1º Ciclo do Ensino Básico da área curricular de “Estudo do Meio” existe uma grande preocupação em fomentar nas crianças uma permanente “atitude científica e experimental” na abordagem dos vários temas e conteúdos de ciências que os integram. Porém, na prática, verifica-se ainda, em alguns contextos de Educação Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico, que as crianças têm poucas oportunidades de realizar atividades práticas e experimentais de ciências, que promovam o desenvolvimento de competências e saberes essenciais para uma melhor compreensão e integração no mundo que as rodeia. Neste sentido, o presente relatório de estágio resulta de um projeto de intervenção pedagógica, desenvolvido no âmbito da Unidade Curricular de “Prática de Ensino Supervisionada I e II”, do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, que teve como objetivo geral promover, nesses contextos da prática pedagógica, uma abordagem experimental e interdisciplinar das Ciências. O projeto de intervenção adotou uma metodologia de investigação-ação e teve como objetivos específicos: a) caracterizar as ideias iniciais das crianças sobre os temas objeto de estudo; b) descrever e analisar o processo de exploração experimental promovido com as crianças; c) avaliar as aprendizagens realizadas; d) avaliar o impacto da intervenção ao nível das atitudes manifestadas pelas crianças em contexto familiar. Foram exploradas 7 atividades de ciências com um grupo de crianças do pré-escolar (n=22) e desenvolvidas 4 aulas com uma turma do 1º ano de escolaridade (n=23), perfazendo um total global de 35 horas de intervenção. As atividades foram planificadas e exploradas pela aluna estagiária que, em colaboração com a educadora e a professora de ambos os contextos, desempenhou simultaneamente o papel de investigadora e de educadora/professora. Na sequência da observação participante em cada contexto, foram sendo recolhidos dados por via de várias técnicas e instrumentos, os quais foram posteriormente objeto de análise e reflexão. Os diários de aula constituíram, simultaneamente, uma estratégia de investigação e a principal forma de registo de dados. Estes foram elaborados no final de cada atividade/aula com base nas notas de campo e nos registos áudio efetuados. A análise dos diários é concomitante com a apresentação das aprendizagens que vão sendo realizadas pelas crianças. Estes resultados, conjugados com os obtidos em testes de avaliação individual e as opiniões verbalizadas pelas crianças face ao projeto, permitem concluir que as crianças realizaram boas aprendizagens acerca dos temas de ciências que foram objeto de exploração. A análise dos questionários dirigidos aos Encarregados de Educação permite também verificar o impacto muito positivo que a intervenção pedagógica de ciências teve nas crianças e, em função dos comentários por estes efetuados em contexto familiar, na opinião dos Encarregados de Educação face aos benefícios que as atividades/aulas de ciências promoveram nos seus educandos.
In the curricular guidelines for the “Knowledge of the World” content area of Pre-school Education and in the section dedicated to 'Environmental Studies' of the programme of the First Cycle of Primary Education there is great concern with developing in children a permanent 'scientific and experimental attitude' in their approach to the various science topics and contents addressed. However, in practice, we still see that, in some contexts of Pre-School Education and First Cycle of Basic Education, children are given too few opportunities to engage in practical and experimental science activities that promote the development of essential skills and knowledge, which allow for a better understanding and integration into the world that surrounds them. With this in mind, this internship report was prepared following a pedagogical intervention project, developed as part of the Curricular Unit “Supervised Teaching Practice I and II” of the Master's Degree Course in Preschool Education and Teaching in the 1st Cycle of Basic Education, whose general goal was to promote, within such contexts of the teaching practice, an experimental and interdisciplinary approach to Sciences. The intervention project adopted an action research methodology and had the following specific goals: a) to characterise the children's initial ideas on the studied subjects; b) to describe and analyse the process of experimental exploration promoted with the children; c) to assess the learning made; d) to assess the intervention's impact in terms of the attitudes shown by the children within the family environment. 7 science activities were explored with a group of preschool children (n=22) and 4 lessons were held with a class of the 1st year (n=23), making up an overall total of 35 hours of intervention. The activities were planned and developed by the trainee student who, in collaboration with the teachers of both classes, simultaneously played the role of researcher and educator/teacher. Following participant observation in each context, data was collected using various techniques and tools, for subsequent analysis and reflection. Class journals were used both as research strategy and as the main form of data logging. These were prepared at the end of each activity/class, based on the field notes and audio recordings taken. The analysis of the class journals is concurrent with the presentation of the learning made by the children. These results, combined with those obtained in individual assessment tests, as well as the opinions voiced by the children concerning the project, allow us to conclude that valid learning was made by the children on the science topics explored. The analysis of the questionnaires administered to the children's Parents and Guardians also indicates that the educational intervention in Sciences had a very positive impact on the children and, given their comments within the family context, on the opinion of the Parents and Guardians regarding the benefits promoted in their pupils by the science activities/lessons.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
URIhttps://hdl.handle.net/1822/43278
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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