Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/43313

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPalhares, Sandra Susana Pires Silvapor
dc.contributor.authorGomes, Sara Isabel Freitaspor
dc.date.accessioned2016-12-07T11:05:38Z-
dc.date.available2016-12-07T11:05:38Z-
dc.date.issued2016-
dc.date.submitted2016-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/43313-
dc.descriptionRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopor
dc.description.abstractO propósito do projeto apresentado é mostrar, do ponto de vista educacional, a importância que o ensino pela arte pode ter no 1.º Ciclo do Ensino Básico, na medida em que os alunos devem ter tempo para fruírem, percecionarem e refletirem sobre as aprendizagens. Conhecendo a relevância que a arte tem na educação básica do aluno, houve uma necessidade de dar a conhecer esse interesse, que foi analisado do ponto de vista metodológico, e, bastante refletido e avaliado. Diversas competências foram trabalhadas com o presente projeto, entre as quais se sente necessidade de destacar: a criatividade, a imaginação, a capacidade de argumentação, o pensamento crítico, o conhecimento do mundo e competências matemáticas e de literacia. Com este projeto foram articulados saberes, nomeadamente de todas as áreas curriculares, presentes no Currículo recomendado para o 1.º Ciclo do Ensino Básico. Isto porque a arte, quando articulada com outras áreas, permite uma aprendizagem significativa que, em certa medida, intensifica simples tarefas como a observação e a reflexão. A linguagem assume um papel principal em contexto de sala de aula, uma vez que se espera ver mobilizada e bem utilizada em todas as conquistas feitas pelos alunos. A arte, quando ligada ao desenvolvimento da linguagem matemática e competências literárias, permite uma aprendizagem constante, discussão e argumentação que são transversais a todo o 1.º Ciclo.por
dc.description.abstractThe purpose of the presented project is to show, from the educational point of view, the importance that the teaching through the art might have in the 1st cycle of basic education, as students should have time to enjoy, percept and reflect about learning. Knowing the relevance that art has in the student’s basic education, there was the need to show this interest, which was analysed from a methodological point of view and quite reflected and evaluated. Several skills were worked with this project, among which we point out: creativity, imagination, reasoning ability, critical thinking, knowledge of the world and mathematical and literacy skills. With this project were articulated knowledge in particular from all content areas, present in the curriculum recommended for the 1st cycle of basic education. This is because the art when combined with other areas, allows a meaningful learning that, in some measure, intensifies simple tasks like observation and reflection. Language plays a major role in the context of the classroom, as it is expected to see mobilized and well used in all the achievements made by students. Art, when linked to the development of mathematical language and literary skills, allows a constant learning, discussion and argumentation that are transversal to all the 1st cycle.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectAprender a aprenderpor
dc.subjectArtepor
dc.subjectFruiçãopor
dc.subjectReflexãopor
dc.subjectMotivaçãopor
dc.subjectLearning to learnpor
dc.subjectArtpor
dc.subjectFruitionpor
dc.subjectReflexionpor
dc.subjectMotivationpor
dc.title"Slow Art": por uma pedagogia participativa no 1º Ciclo do Ensino Básicopor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid201262720por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade17 valorespor
sdum.uoeiInstituto de Educaçãopor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Sara Isabel Freitas Gomes..pdf4,8 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID