Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/43323

TítuloFotografia: um novo olhar do mundo: um estudo em uma Escola de Ensino Fundamental em São Francisco de Paula
Autor(es)Dartora, Denise Elvira Araujo
Orientador(es)Osório, António José
Accorsi, Ana Maria
Palavras-chaveTecnologia educativa
Indisciplina
Fotografia
Educational technology
Indiscipline
Photography
Data2015
Resumo(s)O presente trabalho apresenta o resultado da proposta indisciplina de comportamento de uma turma de vinte e quatro alunos do 8º ano da pesquisa sobre a utilização da tecnologia da fotografia como recurso tecnológico na intervenção da em uma Escola Municipal de Ensino Fundamental de no município de São Francisco de Paula, no estado do Rio Grande do Sul. O propósito do projeto pretendeu estimular os interesses na aprendizagem interdisciplinar dos estudantes desse ano através da fotografia. O objetivo geral é, portanto, analisar de que forma a utilização da fotografia como material pedagógico pode contribuir na redução da indisciplina escolar quando aplicada em processos de ensino e aprendizagem. Antes da aplicação prática do projeto, foi aplicado um questionário junto aos alunos, gestora e professores, tentando verificar as crenças dos mesmos sobre o nível de indisciplina na escola e as formas que o estabelecimento está usando para minimizá-la. A aplicação prática teve como intenção levar os estudantes a tirarem fotos com seus aparelhos celulares que mostrassem suas diferentes visões de mundo; selecionassem as que gostariam de expor e promovessem uma exposição de fotos na escola. Como resultado deste trabalho, encontrou-se evidências de desenvolvimento de autonomia, motivação e cooperação e, ainda, verificou-se que a fotografia, como recurso tecnológico na sala de aula, auxiliou no desenvolvimento de novos interesses dos alunos do 8º ano.
This paper presents the results of the proposed research on the use of such technological feature photography technology in the intervention of the behavior of indiscipline in a class of twenty-four students from the 8th year in a Municipal Elementary School in the municipality of San Francisco Paula, in the state of Rio Grande do Sul. The purpose of the project intended to stimulate interest in interdisciplinary student learning this year through photography. The overall objective is therefore to examine how the use of photography as teaching materials can contribute to the reduction of school indiscipline when applied to teaching and learning processes. Before the practical implementation of the project, a questionnaire was administered to the students, management and teachers trying to verify the beliefs of each other on the level of indiscipline in school and the ways that the establishment is using to minimize it. The practical application was intended to lead students to take pictures with their cell phones that showed their different worldviews, selecionassem those who would like to exhibit and promoted an exhibition of photos at school. As a result of this work it was found evidence of development of autonomy, motivation and cooperation, and also found that photography as a technological resource in the classroom helped develop new interests of 8th graders.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Tecnologia Educativa)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/43323
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Denise Elvira Araujo Dartora.pdf5,4 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID