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TítuloAvaliação das atividades de enriquecimento curricular das escolas de um concelho do norte de Portugal
Autor(es)Pereira, Beatriz Oliveira
Silva, Inês Peixoto
Pinto, Adelina
Souza, Sérgio
Matos, Ana Paula Rodrigues
Palavras-chaveEscola
Atividades de Enriquecimento Curricular
Professores
Avaliação
Schools
Curricular Enrichment Activities
Teachers
Evaluation
Data2016
EditoraLEGS e.V. - Leipzig Experts in Global Sport e.V.
Resumo(s)Este estudo surge no âmbito de um projeto realizado pela Universidade do Minho por solicitação da Câmara Municipal de Guimarães com o objetivo de avaliar o funcionamento das Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC) das escolas do concelho. Participantes: Professores das AEC, professores titulares e o diretor de todas as escolas do 1º ciclo de 4 agrupamentos de escolas. Metodologia: Foram desenvolvidos três questionários sobre a qualidade das AEC incidindo nos seguintes pontos: dados pessoais; situação profissional; funcionamento; planeamento/desenvolvimento das atividades e articulação pedagógica/curricular. Resultados: verificamos que o funcionamento atual assentava num modelo mais centrado nas áreas da especialidade com coordenação externa à escola e que o modelo anterior assentava na coordenação integrada pela própria escola. No que diz respeito ao modelo de gestão em parceria por especialidade (atual) os professores destacaram, como aspetos positivos, a articulação curricular, a uniformização do conhecimento e a sistematização de procedimentos e, como ponto negativo específico a falta de contacto com o professor titular da turma com reflexos sobre o menor conhecimento sobre os alunos. O modelo de gestão interna (anterior) em que o professor das AEC estava integrado na escola e recebia diretrizes do próprio conselho de escola tem, segundo os professores titulares e de AECs, como principais aspetos positivos, a articulação curricular, maior interação entre docentes, maior conhecimento sobre os alunos e o melhor conhecimento do meio escolar. Os dois modelos registaram como aspetos negativos a incompatibilidade de horário e a baixa remuneração. Recomendações: Devem ser realizadas mensalmente reuniões entre os professores das AEC e titulares para possibilitar um melhor conhecimento das turmas e realidade escolar e uma reunião por trimestre, ao longo do ano, entre os professores das AEC, por área de especialidade, para planeamento das atividades, implementação e partilha das dificuldades encontradas, procurando uma uniformização de conteúdos e avaliação das ações desenvolvidas.
This study appears in the context of a project conducted by the University of Minho at the request of the Municipality of Guimarães in order to assess the functioning of Curricular Enrichment Activities (CEA) of the county's schools. Methodology: Participants - Teachers of CEA, full professors and the director of all primary schools of 4 School Grouping developed three questionnaires about CEA quality focusing on the following points: personal data; professional situation; operation; planning / development activities and educational / curricular articulation. Results: we found that the current operation was based on a more focused model in the areas of specialty with external coordination to school and that the previous model was based on the integrated coordination by the school. Concerning to the management model in partnership by specialty (current) teachers emphasized as positive aspects, the curricular articulation, the standardization of knowledge and systematization of procedures and, as a negative aspects the lack of contact with the full professor that is reflected in the less awareness about the students . The internal management model (previous) in which the teachers of the CEA were integrated into the school and received guidelines from the school council has, according with full and CEA teachers, as main positive aspects, the curricular articulation, greater interaction between teachers and best knowledge about students and school environment. In both models were noted as negative aspects incompatibility hours and low pay. Discussion: It should be held monthly meetings between CEA and full teachers to enable a better understanding of classes and school reality and one quarterly meeting over the year, among teachers of the CEA, by specialty area, for planning activities, implementation and sharing of the difficulties experienced, looking for a standardization of content and evaluation of the actions developed.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/43348
ISBN978-3-00-053685-4
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEC - Textos em atas

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