Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/43352
Título: | Distâncias menores... maiores comportamentos ativos? associação do fator distância com os modos de deslocamento de crianças à escola |
Autor(es): | Souza, Sérgio Pereira, Beatriz Oliveira Carvalho, Wellington Rosário, Rafaela Matos, Ana Paula Rodrigues Silva, Ana |
Palavras-chave: | Transporte ativo Fatores ambientais Crianças Distância casa-escola Active transport Environmental factors Children Distance home-school |
Data: | 2016 |
Editora: | LEGS e.V. - Leipzig Experts in Global Sport e.V. |
Resumo(s): | O deslocamento ativo para a escola se caracteriza como uma estratégia para potencializar os níveis
de atividade física de crianças em seu quotidiano escolar (Timpério et al, 2006).Entretanto, estudos
têm demonstrado que diversos fatores (intrapessoais, ambientais, políticos, etc.) podem influenciar na
decisão e opção ao modo de deslocamento de crianças à escola (Bungum et al., 2009; Pereira et al.,
2014). Este estudo objetivou sintetizar, por meio de revisão sistemática, as evidências disponíveis
sobre a associação do fator distância no deslocamento ativo de crianças do ensino básico (2º/3º ciclo)
no trajeto casa-escola. A busca pelos estudos foi realizada em seis bases de dados (PubMed,
EBSCO, LILACS, Web of Science, BVS e B-On) com a combinação dos descritores active
commuting, children, school, environmental factors, seus similares padronizados pelo Medical Subject
Headings (MeSH) e respetivos correspondentes em língua portuguesa padronizados pelo Descritores
em Ciências da Saúde (DeCS). Quarenta e um artigos foram selecionados para a revisão sistemática.
Os estudos apresentaram uma tendência de crescimento a partir de 2011 na quantidade de
publicações em revistas indexadas.Estados Unidos, Austrália e Canadá concentraram a maioria dos
estudos publicados. Verificou-se publicações em periódicos de diversas áreas com maior
concentração na área da saúde. Evidenciou-se forte associação dos modos ativos de deslocamento
em relação ao fator distância casa-escola. Entretanto, devido às diversas variáveis intervenientes, há
pouco consenso em relação à uma distância padrão.No geral, as melhores probabilidades de
deslocamento ativo se deram em crianças que residem até aproximadamente 3,2km (2milhas), com
algumas variações e diminuindo consideravelmente a partir desta distância.Salienta-se a importância
de políticas e ações no planeamento da oferta e localização de escolas do ensino básico em áreas
residenciais, pois, distâncias menores estimulam e favorecem o acesso aos modos de deslocamento
ativos, promovendo assim, comportamentos ativos no quotidiano das crianças. The active commuting to school is characterized as a strategy to improve the levels of children physical activities in scholar context (Timpério et al, 2006). However, studies have shown that many factors can affect the decision and the manner the children move to school (Bungum et al., 2009; Pereira et al., 2014).This study objective was to outline by systematic review the available evidence about the association of the factor distance in the children’s (2nd and 3rd cycle) active commuting route home to school.The research for the studies was done in six data bases (PubMed, EBSCO, LILACS, Web of Science, BVS and B-On) with the combination of the descriptors active commuting, children, school, environmental factors, and similar standardized by the Medical Subject Headings (MeSH) and its respective corresponding in Portuguese standardized by the descriptors in Health Science (DeCS). Forty-one articles were selected for the systematic review. The studies presented since 2011 a tendency of growing in the quantity of publications in indexed journals. United States, Australia and Canada have the most part of the published studies. They were verified publications in journals with the highest concentration in health areas. The association of active commuting manners in relation to the factor distance home-school was evidenced. Nevertheless for many variables there is little consensus in relation to the standard distance. In general, the best probabilities of active commuting occurred in children who live within 3,2km (2 miles), with some variation and decreasing considerably from this distance.We emphasize the importance of policies and actions in the planning and location of the basic teaching schools in residential areas, for shorter distances stimulate and favour the access to active commuting promoting this way active behaviour in the children’s daily life. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/43352 |
ISBN: | 978-3-00-053685-4 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEC - Textos em atas |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SERGIO_DISTANCIA MENORES.pdf | 1,44 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |