Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/43363

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPereira, Vânia Sofia Sousapor
dc.contributor.authorPereira, Beatriz Oliveirapor
dc.contributor.authorCondessa, Isabelpor
dc.date.accessioned2016-12-09T15:13:43Z-
dc.date.available2016-12-09T15:13:43Z-
dc.date.issued2016-07-
dc.identifier.citationPereira, V., Pereira, B., & Condessa, I. (2016). As interações no recreio: qual o papel do adulto neste espaço? In L. C. F. Santos, D. Eckert - Lindhammmer, A. Hodeck, & A. Hartenstein (Eds.), Book of Full Texts - XII SIEFLAS Leipzig 2016 ( pp. 117 - 129). Leipzig, Germany: LEGS e. Vpor
dc.identifier.isbn978-3-00-053685-4-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/43363-
dc.description.abstractÉ através das interações que as crianças aprendem, quer estas sejam com objetos ou nas relações sociais (Pereira, 2008) e, independentemente de todos os outros fatores que possam condicionar a vida da criança na escola (espaços atrativos, pessoal docente e não docente motivado e interventivo, programas diversificados), é a interação entre pares que mais condiciona a sua visão em relação à escola e à aprendizagem (Casey, 2010). Muller (2008) acrescenta, ainda, que os sentimentos que as crianças têm em relação à escola depende da avaliação que estas fazem das interações que aí ocorrem com os seus pares e com os adultos. Os objetivos do estudo foram: identificar as interações das crianças com os adultos durante os seus jogos no recreio, verificando as diferenças entre género e ano de escolaridade e, perceber qual a perspetiva das crianças sobre a possibilidade de interagir com os adultos no recreio. Fizeram parte deste estudo 317 alunos de 2 escolas do 1º ciclo da cidade de Braga, dos quais 167 rapazes e 150 raparigas, com idades entre os 6 e os 10 anos, sendo a média de idades de 7,45±1.14. Este é um estudo misto, pois foram utilizados métodos qualitativos (análise de conteúdo) e quantitativos (análise estatística através de SPSS) para a análise dos resultados. Instrumentos: foi aplicado um questionário às crianças e realizadas filmagens nos recreios, assim como foram retiradas notas de campo ao longo de todo o estudo. Dos resultados, salientamos que são os alunos dos 1º e 2º anos que mais realizam atividades com adultos no recreio e quanto ao género não existem diferenças significativas. O adulto mais mencionado pelas crianças como parceiro de jogo foi o funcionário da escola, sendo o jogo mais realizado nessas interações no recreio escolar o jogo tradicional.por
dc.description.sponsorshipCIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, IE, UMinho (UI 317 da FCT), Portugalpor
dc.language.isoporpor
dc.publisherLEGS e.V. - Leipzig Experts in Global Sport e.V.por
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147313/PTpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectCriançapor
dc.subjectInteraçõespor
dc.subjectAdultospor
dc.subjectJogopor
dc.titleAs interações no recreio: qual o papel do adulto neste espaço?por
dc.typeconferencePaperpor
dc.peerreviewedyespor
sdum.publicationstatusinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpor
oaire.citationConferenceDate18 - 20 jul. 2016-
oaire.citationStartPage117por
oaire.citationEndPage129por
oaire.citationConferencePlaceLeipzig, Germanypor
oaire.citationTitleXII SIEFLAS(2016): International Seminar of Physical Education, Recreation and Healthpor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
sdum.conferencePublicationXII SIEFLAS(2016): International Seminar of Physical Education, Recreation and Healthpor
Aparece nas coleções:CIEC - Textos em atas

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
VANIA_AS INTERAÇOES NO RECREIO.pdf1,65 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID