Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/43363
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Pereira, Vânia Sofia Sousa | por |
dc.contributor.author | Pereira, Beatriz Oliveira | por |
dc.contributor.author | Condessa, Isabel | por |
dc.date.accessioned | 2016-12-09T15:13:43Z | - |
dc.date.available | 2016-12-09T15:13:43Z | - |
dc.date.issued | 2016-07 | - |
dc.identifier.citation | Pereira, V., Pereira, B., & Condessa, I. (2016). As interações no recreio: qual o papel do adulto neste espaço? In L. C. F. Santos, D. Eckert - Lindhammmer, A. Hodeck, & A. Hartenstein (Eds.), Book of Full Texts - XII SIEFLAS Leipzig 2016 ( pp. 117 - 129). Leipzig, Germany: LEGS e. V | por |
dc.identifier.isbn | 978-3-00-053685-4 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/43363 | - |
dc.description.abstract | É através das interações que as crianças aprendem, quer estas sejam com objetos ou nas relações sociais (Pereira, 2008) e, independentemente de todos os outros fatores que possam condicionar a vida da criança na escola (espaços atrativos, pessoal docente e não docente motivado e interventivo, programas diversificados), é a interação entre pares que mais condiciona a sua visão em relação à escola e à aprendizagem (Casey, 2010). Muller (2008) acrescenta, ainda, que os sentimentos que as crianças têm em relação à escola depende da avaliação que estas fazem das interações que aí ocorrem com os seus pares e com os adultos. Os objetivos do estudo foram: identificar as interações das crianças com os adultos durante os seus jogos no recreio, verificando as diferenças entre género e ano de escolaridade e, perceber qual a perspetiva das crianças sobre a possibilidade de interagir com os adultos no recreio. Fizeram parte deste estudo 317 alunos de 2 escolas do 1º ciclo da cidade de Braga, dos quais 167 rapazes e 150 raparigas, com idades entre os 6 e os 10 anos, sendo a média de idades de 7,45±1.14. Este é um estudo misto, pois foram utilizados métodos qualitativos (análise de conteúdo) e quantitativos (análise estatística através de SPSS) para a análise dos resultados. Instrumentos: foi aplicado um questionário às crianças e realizadas filmagens nos recreios, assim como foram retiradas notas de campo ao longo de todo o estudo. Dos resultados, salientamos que são os alunos dos 1º e 2º anos que mais realizam atividades com adultos no recreio e quanto ao género não existem diferenças significativas. O adulto mais mencionado pelas crianças como parceiro de jogo foi o funcionário da escola, sendo o jogo mais realizado nessas interações no recreio escolar o jogo tradicional. | por |
dc.description.sponsorship | CIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, IE, UMinho (UI 317 da FCT), Portugal | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | LEGS e.V. - Leipzig Experts in Global Sport e.V. | por |
dc.relation | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147313/PT | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Criança | por |
dc.subject | Interações | por |
dc.subject | Adultos | por |
dc.subject | Jogo | por |
dc.title | As interações no recreio: qual o papel do adulto neste espaço? | por |
dc.type | conferencePaper | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
sdum.publicationstatus | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | por |
oaire.citationConferenceDate | 18 - 20 jul. 2016 | - |
oaire.citationStartPage | 117 | por |
oaire.citationEndPage | 129 | por |
oaire.citationConferencePlace | Leipzig, Germany | por |
oaire.citationTitle | XII SIEFLAS(2016): International Seminar of Physical Education, Recreation and Health | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | por |
sdum.conferencePublication | XII SIEFLAS(2016): International Seminar of Physical Education, Recreation and Health | por |
Aparece nas coleções: | CIEC - Textos em atas |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
VANIA_AS INTERAÇOES NO RECREIO.pdf | 1,65 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |