Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/43466

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorVieira, Maria de Fátima Cerqueira Martinspor
dc.contributor.authorSá, Ângela Filipa Gonçalves depor
dc.date.accessioned2016-12-15T16:01:00Z-
dc.date.available2016-12-15T16:01:00Z-
dc.date.issued2016-
dc.date.submitted2016-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/43466-
dc.descriptionRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolarpor
dc.description.abstractO presente relatório de estágio, desenvolvido no decorrer da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-escolar da Universidade do Minho, descreve, fundamenta, analisa e avalia o projeto de intervenção pedagógica desenvolvido nos contextos de Jardim-de-infância e de Creche. Este percurso iniciou-se com uma observação atenta de todas as dimensões pedagógicas e dos interesses e necessidades das crianças, bem como com a interação e diálogos com as crianças e as educadoras. Identificada uma problemática, procedeu-se ao desenho de um plano de intervenção pedagógica em torno do tema “Espaço exterior como promotor de aprendizagens: Brincar e Aprender”. No contexto de Jardim-de-infância, esta temática surgiu da observação do enorme interesse das crianças pelo tempo de exterior e dos constrangimentos impostos pelas reduzidas dimensões do espaço da sala para o elevado número de crianças do grupo. Na Creche, a continuidade da temática de intervenção revelou-se pertinente, uma vez que o espaço exterior era pouco utilizado e não disponibilizava equipamento e materiais diversificados. Este projeto teve como principal finalidade promover experiências e atividades de aprendizagem diversificadas através da criação de oportunidades de brincar no espaço exterior. De modo a responder aos interesses e necessidades das crianças foram desenvolvidas diversas estratégias. No Jardim-de-infância, o projeto passou pela realização de atividades no espaço exterior, durante as quais as crianças tiveram oportunidade de explorar o espaço e os seus recursos, contactar com materiais e fenómenos naturais e realizar experiências em múltiplas áreas de aprendizagem. Na Creche, a intervenção centrou-se na introdução de novos materiais e no desenvolvimento de experiências de exploração sensorial. A intervenção pedagógica desenvolvida no Jardim-de-infância ampliou a curiosidade e o conhecimento das crianças sobre mundo e proporcionou a realização de aprendizagens estimulantes, em vários domínios. Relativamente à Creche, alargaram-se as oportunidades de exploração sensorial, o contacto com materiais naturais e as experiências ao ar livre das crianças. Concluindo, o projeto desenvolvido permitiu constatar a importância do brincar no espaço exterior, como oportunidade de aprendizagem da criança em contextos de educação de infância.por
dc.description.abstractThe present internship report, developed during the supervised practice teaching of the Master in Education in Preschool of Minho University describes, fundaments, analyses and evaluates the project of pedagogic intervention in the context of kindergarten and daycare centery. This journey begins with a close observation of all the pedagogic dimensions and the children’s interests and necessities, as well as the interaction and dialogs with the children and the kindergarten teachers. After identifying a problematic, a plan of pedagogic intervention surrounding the “Outdoor space as a promoter of learning: Play and Learning”, theme was constructed, defining the project’s goals. In the context of kindergarten, this theme came from the enormous interest shown by the children for outdoor activities, as well as the elevated number of children present in the room, in such a limited space. In the daycare center, the continuity of the thematic intervention revealed that it was relevant, since the outdoor space was not often used and didn’t give equipment and material diversity. This project had as primary goals the promotion of diversified learning activities and experiences through the creation of opportunities of playing in the outdoor space. To respond to the children’s interests and necessities, multiple strategies were developed. In the kindergarten, the project was to accomplish the diversification of outdoors experiences, during which the children had the opportunity to explore the space and its resources, being in contact with materials and natural phenomena as well as exploring different learning areas. In the daycare center, it was essentially the introduction of new materials and the promotion of sensorial exploration experiences. The pedagogic intervention developed in the kindergarten amplified the children’s curiosity and knowledge about the world that surrounds them, providing a stimulating apprenticeship, on various domains. In regards to the daycare center, they broadened the opportunities of sensorial exploration, the contact with natural materials and outdoor experiences. In conclusion, the project allowed for the realization of the importance of playing outdoors as an opportunity of learning of children’s in context of childhood education.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEspaço exteriorpor
dc.subjectBrincarpor
dc.subjectAprendizagem ativapor
dc.subjectOutdoor spacepor
dc.subjectPlayingpor
dc.subjectActive learningpor
dc.titleEspaço exterior como promotor de aprendizagens: brincar e aprenderpor
dc.title.alternativeOutdoor space as a promoter of learning: play and learningpor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid201267144por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade17 valorespor
sdum.uoeiInstituto de Educaçãopor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Ângela Filipa Gonçalves de Sá.pdf3,73 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID