Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/43497

TítuloFutebol: o pensamento tático dos jovens que praticam desporto escolar: aimportância da reflexão e do cuidado no processo pedagógico
Autor(es)Abreu, José Maria Martins
Orientador(es)Cunha, António Camilo
Data2016
Resumo(s)O relatório apresentado diz respeito à atividade formativa, profissional e investigativa, enquadrado no Mestrado para os Ensinos Básico e Secundário, do Instituto de Educação da Universidade do Minho e está dividido em três capítulos. No capítulo I é apresentada uma reflexão crítica da atividade profissional do autor deste trabalho. No Ponto Um são exploradas as dimensões “ser professor” e “ser treinador”, onde se procura demonstrar a razão de ser de dois momentos de uma mesma vida profissional, que não só estão interligados, como não podem ser dissociados. No ponto dois é exposto o percurso pessoal e profissional, onde são apresentados dois quadros-resumo relacionados com a vertente de docente e a vertente de treinador, e onde são enumeradas as instituições onde foi exercida a atividade profissional do autor deste estudo, bem como, as funções e os cargos que desempenhou, entre outros dados. No capítulo II é abordada a praxis científico/pedagógica na escola e no clube/formação, bem como a participação na escola e a relação com a comunidade. Por fim, no capítulo III é apresentado a investigação efetuada – versando a temática pensamento tático em jovens. Vamos constatar que quando se fala de pensamento tático, fala-se, obrigatoriamente, em tomada de decisão, em inteligência de jogo. A mera ação implica uma tomada de decisão, em que agir é sinónimo de decidir e cada situação requer uma nova solução. Pensamento tático é o que se pretende dos alunos/atletas em todas as modalidades, uma vez que, mais importante do que saber receber, passar, conduzir e/ou rematar, é saber abordar o jogo no plano tático-técnico (pensamento). O jogador não pode ser considerado individualmente, em termos de pensamento tático, devendo antes ser parte integrante de uma estratégia coletiva, em que os seus pares devem ter a capacidade de antecipar os seus movimentos, da mesma forma que, ele próprio. Sabe de que forma eles irão reagir perante cada uma das técnicas que ele operar. A capacidade que um aluno/atleta tem de antecipar os movimentos, quer dos seus colegas de equipa, quer dos seus adversários, e de se adaptar perante as adversidades, isto é, a sua capacidade de “ler” o jogo é essencial para o sucesso do jogo e enquadra-se na própria definição de pensamento tático. É neste contexto que emerge esta investigação.
This report concerns the formative, professional and investigative activities as part of the Master’s Degree Course for Basic and Secondary Education, Institute of Education, University of Minho, and it is divided into three chapters. In Chapter I, a critical reflection on the professional activity of the author of this work is presented. In section one, the dimensions “being a teacher” and “being a coach” are explored, aiming at demonstrating two moments of the same professional life, which not only are connected, but cannot be separated. In section two, both the personal and professional life of the author are exposed, where two tables summarizing both the teacher and the coach perspectives are presented and all the institutions in which the author of this work has worked along with the posts and roles played listed, among other data. In Chapter II, the scientific / pedagogical praxis in school and club / training is addressed as well as the participation in school and its relationship within the community. Finally, in Chapter III, the research in tactical thinking in young players is presented. Our aim is to show that when we speak of tactical thinking, we are referring to decision making, to game intelligence. The mere action involves decision making, where to act is to decide and each situation requires a new solution. Tactical thinking is what is expected from students/athletes as knowing how to approach the game in the tactical-technical level (thought) becomes more important than knowing how to receive, pass, drive and/or shoot. The player can’t be considered individually in terms of tactical thinking, but a part of a collective strategy, in which his peers must be able to anticipate his moves, just like he does so that they can react to each of the techniques he performs. The capacity of a student/athlete to anticipate the movements either of his teammates or his opponents and to adapt to the obstacles, that is, his ability to "read" the game, is essential to its success and it is part of the very definition of tactical thinking. It is within this context that this study emerges.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de atividade profissional de mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
URIhttps://hdl.handle.net/1822/43497
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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