Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/43567

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCunha, António Camilopor
dc.contributor.authorFerreira, Jorge Filipe Fernandespor
dc.date.accessioned2016-12-20T12:25:51Z-
dc.date.issued2015-
dc.date.submitted2015-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/43567-
dc.descriptionRelatório de estágio de mestrado Em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básicos e Secundáriopor
dc.description.abstractPara findar o 2º ciclo de estudos conducente ao grau de Mestre em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, do Instituto de Educação da Universidade do Minho, realizei um Estágio Supervisionado numa escola secundária. Toda a edificação desta Prática de Ensino Supervisionada foi feita a partir de três áreas de desempenho, desenvolvidas e aprofundadas ao longo de todo o ano letivo. São elas: Área 1 “Organização e Gestão do Ensino e da Aprendizagem”; Área 2 – “Participação na Escola e Relações com a Comunidade”; e Área 3 - “Investigação e Desenvolvimento Profissional”, que correspondem aos capítulos apresentados neste relatório de estágio. Ao longo de todo este relatório de estágio são relatadas as experiências relevantes assim como vivências, atuações e capacidades desenvolvidas, expõem-se as dificuldades sentidas, as lacunas e a forma como as mesmas foram ultrapassadas ao longo de todo o processo de Ensino Supervisionado. No projeto de investigação, foi realizado um estudo que tem como objetivo investigar as motivações que levam os alunos do ensino Secundário do concelho de Amares a aderirem ou não ao Desporto Escolar. A amostra foi constituída por alunos do sexo masculino, de uma escola do concelho de Amares, obtendo um total de 40 participantes, sendo 20 aderentes ao desporto escolar e 20 não aderentes ao desporto escolar. Foram aplicados como instrumentos o Questionário de Motivação para as atividades desportivas – QMAD versão traduzida e adaptada (Frias & Serpa, 1991) da versão original Participation Motivation Questioner – PMQ (Gill, Gross & Hunddleston, 1983) e o inquérito de Motivações para a Ausência de Atividades Desportivas – IMAAD, desenvolvido por Pereira e Vasconcelos Raposo (1997) validado por Fernandes (2005). Os resultados mostram como motivos mais importantes para a adesão “fazer exercício”, “melhorar as capacidades técnicas” e “divertimento”, e os menos importantes “Ser reconhecido e ter prestígio” e “Influência da família ou de outros amigos“. Os motivos mais importantes para a não adesão são “Falta de tempo”, “têm outras coisas para fazer”, “os horários disponíveis das instalações não são os mais adequados”, “as modalidades existentes não são as que mais gostam”.por
dc.description.abstractTo conclude the 2nd cycle of studies leading to the degree of Master of Physical Education Teaching in Primary and Secondary Education, Institute of Education, University of Minho, I performed a supervised internship at a secondary school. The whole building of this Supervised Teaching Practice was made from three areas of performance, developed and deepened throughout the school year. They are: Area 1 "Organization and Management of Teaching and Learning"; Area 2 - "Participation in School and Community Relations"; and Area 3 - "Research and Professional Development", which correspond to the chapters presented in this internship report. Throughout this internship report relevant experiences are reported as well as experiences, performances and developed skills, expose themselves these difficulties, gaps and how they have been overcome throughout the process of Supervised Education. In the research project, it conducted a study that aims to investigate the motives that lead school students Secondary Braga county to join or not to the Sports School. The sample consisted of male students, a school of Braga municipality, gaining a total of 40 participants, 20 adherent to school sports and 20 non-adherent to school sports. They were applied as instruments Motivation Questionnaire for sports activities - QMAD version translated and adapted (Frias & Serpa, 1991) of the original version Participation Motivation Questioner - PMQ (Gill, Gross & Hunddleston, 1983) and the investigation Motivations for Absence of Sports Activities - Imaad developed by Pereira and Vasconcelos Raposo (1997) validated by Fernandes (2005). The results show that the major reasons for accession "exercise", "improving the technical capabilities" and "fun," and the lesser "To be recognized and have prestige" and "Influence of family or other friends." The most important reasons for noncompliance are "Lack of time", "have other things to do", "available times of the facilities are not the most appropriate," "the existing arrangements are not those they love."por
dc.language.isoporpor
dc.rightsrestrictedAccesspor
dc.subjectDesporto escolarpor
dc.subjectAdesãopor
dc.subjectMotivaçõespor
dc.subjectDesmotivaçõespor
dc.subjectSchool sportspor
dc.subjectMembershippor
dc.subjectMotivationspor
dc.subjectDiscouragementpor
dc.titleMotivação para o desporto escolar: estudo em alunos do Secundário do Concelho de Amares: relatório de estágiopor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid201270722por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade17 valorespor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Jorge Filipe Fernandes Ferreira.pdf
Acesso restrito!
2,05 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID