Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/43651

TítuloFalar e escrever ciência: as competências cognitivo-línguisticas na aprendizagem da temática "Magmatismo, Rochas magmáticas"
Outro(s) título(s)Speaking and writing science: cognitive-linguistic skills in learning about "Magmatism, Magmatic Rocks"
Autor(es)Miranda, Sofia Carvalho Lobarinhas de
Orientador(es)Coelho da Silva, José Luís
Data2016
Resumo(s)O reconhecimento da importância da comunicação não só na construção e disseminação do conhecimento científico mas também na aprendizagem das Ciências conduziu à idealização, conceção, implementação e avaliação de uma estratégia de intervenção pedagógica assente no desenvolvimento das competências cognitivo-linguísticas – Definir, Descrever, Explicar e Argumentar – no âmbito da exploração da temática Magmatismo, rochas magmáticas da disciplina de Biologia e Geologia do curso Científico Humanístico de Ciências e Tecnologias do 11º ano de escolaridade. O estudo envolveu uma turma de 26 alunos e foi desenvolvida no ano letivo de 2012/2013. A intervenção pedagógica carateriza-se, globalmente, pela articulação de quatro atividades de aprendizagem direcionadas para o desenvolvimento das competências cognitivolinguísticas e do conhecimento científico. A avaliação da intervenção pedagógica incidiu na identificação do impacto da intervenção pedagógica no desenvolvimento das competências cognitivo-linguísticas dos alunos, das vantagens educativas das atividades de aprendizagem orientadas para o desenvolvimento das competências cognitivo-linguísticas e das dificuldades sentidas pelos alunos na sua consecução. Os resultados da avaliação apontam o contributo das práticas pedagógicas no desenvolvimento não só das competências cognitivo-linguísticas mas também de outras competências de âmbito transversal/transferível (comunicação oral e escrita) e da compreensão do conhecimento substantivo. A colaboração, a motivação, o desafio e a responsabilidade são potencialidades apontadas pelos alunos à intervenção pedagógica. São também assinaladas dificuldades que reforçam a importância da exploração educativa das competências cognitivo-linguísticas. A aprendizagem significativa destas competências implica que sejam objeto de exploração transversal e que não se limite a momentos pontuais.
Recognition of the importance of communication not only in the construction and dissemination of scientific knowledge but also in the learning of Science led to the ideation, design, implementation and evaluation of an pedagogical intervention strategy based on the development of cognitivelinguistic skills - Define, Describe, Explain and Argue - within the framework of exploring the theme of Magmatism, magmatic rocks in the class of Biology and Geology in the course of Scientific- Humanistic of Sciences and Technologies of the 11th grade. The study involved a group of 26 students and was undergone during the academic year of 2012/2013. The educational approach is characterized, broadly by the articulation of four learning activities targeted at developing skills in both the cognitive-linguistic and scientific knowledge. The evaluation of the pedagogical intervention focused on identifying the impact of the pedagogical intervention in the development of the students cognitive-linguistic skills in the educational benefits of learning activities aimed at the development of cognitive-linguistic skills and the difficulties experienced by students in performing the learning activities. The results of the evaluation indicate the contribution of teaching practices in the development not only of cognitive-linguistic skills but also in other transversal/transferable skills (oral and written communication) and in the understanding of substantial knowledge. The collaboration, motivation, challenge and responsibility are potentials pointed out by students regarding the pedagogical intervention. Difficulties are also visible, indicating the importance of reinforcing the educational exploration of cognitive-linguistic skills. The meaningful learning of these skills implies that they be the subject of transversal exploration and not limited to occasional moments.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Biologia e Geologia no 3ºCiclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
URIhttps://hdl.handle.net/1822/43651
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Sofia Carvalho Lobarinhas de Miranda.pdfRelatório de Estágio2,19 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID