Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/4376

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMagalhães, Justino-
dc.contributor.authorTavares, Ana Tereza Braga-
dc.date.accessioned2006-02-08T12:19:56Z-
dc.date.available2006-02-08T12:19:56Z-
dc.date.issued2003-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/4376-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Educação, área de História da Educação e da Pedagogia.eng
dc.description.abstractA análise microscópica impõe-se no estudo da escolarização e alfabetização como forma de valorizar as diferenças locais que, muitas vezes, são indispensáveis à compreensão macroscópica. Assim, objectivou-se, neste trabalho, reconstituir a rede escolar do ensino elementar do concelho de Guimarães, para o século XIX, conhecendo sua expansão, as condições materiais das escolas, os professores, a procura escolar, a acção da junta escolar e o contributo das Conferências Pedagógicas. Procurou-se, também, avaliar o impacto da alfabetização entre a população que participou dos actos de baptismos e casamentos na paróquia de S. Sebastião, para o período compreendido entre 1850 e 1890, a fim de verificar a sua influência nas várias camadas sociais a partir da clivagem económica, sócio-profissional, etária, de género e a mobilidade, não negligenciando o fenómeno da escolarização. A metodologia utilizada consistiu na recolha e tratamento de informações de fontes manuscritas e impressas, para além da metodologia de reconstituição de paróquias, com o intuito de construir uma base de dados a partir das informações contidas nos registos de baptismos e casamentos da paróquia de S. Sebastião, em que, em encadeamento genealógico e por meio da inscrição demográfica de cada indivíduo, se pudesse ter acesso ao perfil sócio-profissional, mobilidade, idade e práticas literácitas com base nas assinaturas dos sujeitos intervenientes nesses actos vitais. Todos esses dados foram cruzados entre si e em relação às outras variáveis, exigindo uma abordagem quanti-qualitativa e interdisciplinar. Concluiu-se que a instrução pública elementar no início do século XX padecia, ainda, de muitas deficiências na sua oferta de ensino, com quantidade insuficiente de escolas para atender a população concelhia, e na sua infra-estrutura com instalações escolares, mobiliários e materiais didácticos muito precários. Entretanto, a população que participou nos actos de baptismos e casamentos na paróquia de S. Sebastião entre 1850 e 1890 apresentou um número maior de assinantes do que não assinantes, o que não significa que tenham frequentado a escola ou adquirido creditação das suas habilitações literárias, mas que desenvolveram capacidades alfabéticas suficientes para fixar a sua marca autográfica, facto que se atribui às exigências profissionais e económicas ou às oportunidades advindas da participação activa na vida local, conforme a posição social que assumiam.eng
dc.description.abstractThere must be a microscopic analysis of the scholarity and alfabetizing as a way to value local differencies which many times are indispensable to the macroscopic comprehension. So, the purpose of this work was to make a reconstitution of the scholar net work of primary education in the council of Guimarães in the XXI century, knowing its expansion, the schools material conditions, teachers, scholar search, the action of the scholar Board and the contribution of Pedagogical Lectures. It was tried, also, to judge the impact of alfabetizing among the population that took part in baptisms and weddings in the Parish of S.Sebastião, between 1850 and 1890, in order to verify its influence over the several strata of society from the cleavage of economical, professional, age, kind and mobility conditions, without neglecting scholarity phenomenon. The methodology that was used consisted in gathering and treating information from manuscript and printed sources, besides from parish reconstitution methodology, which aim was to make a data base from the information contained in baptisms and weddings records in S.Sebastião Parish. Through genealogical connexion and demographic inscription of each individual it would be possible to get a social, professional, mobility, age and literary profile based on the those individuals signatures. All those indications were crossed between each other and with other variables. The conclusion is that public primary education in the beginning of the XX century still had many lacks in its teaching offer. Schools were not enough to attend the council population and there were very poor facilities, furniture and educational material. Meanwhile the population that participated in baptisms and weddings in S.Sebastião between 1850 and 1890 showed a larger number of people able to sign than those unable to, which doesn’t mean that they went to school or got a certificate for their scholar qualifications. It means that they developed enough ability to fix their autographic mark, which we believe was due to professional and economical requirements or to opportunities coming upon the active participation in local life according to their position in society.eng
dc.language.isoporeng
dc.rightsopenAccesseng
dc.titleEscolarização e alfabetização em Guimarães na segunda metade de Oitocentos: a paróquia de São Sebastiãoeng
dc.typemasterThesispor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Escolarização e alfabetização em Guimarães na segunda meta….pdf
Acesso restrito!
681,97 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID