Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/4377

TítuloDa formação escolar à formação em contexto : um percurso de inovação para a reconstrução da pedagogia da infância
Autor(es)Lino, Dalila Maria Brito da Cunha
Orientador(es)Formosinho, Júlia
Data2005
Resumo(s)Este estudo visa compreender o impacto da formação no desenvolvimento profissional das educadoras e na qualidade das práticas na educação de infância. Para cumprir este objectivo avaliam-se dois cursos de formação especializada do ex-CEFOPE e do IEC da Universidade do Minho, procurando identificar os paradignas de formação subjacentes e compreender a sua relação com o desenvolvimento profissional das educadoras e com as aprendizagens das crianças. Esta problemática assume grande relevância, sabendo que a investigação salienta que só as práticas de educação de infância de qualidade têm impacto duradouro na vida presente e futura da criança (Schweinhart e Weikart, 1997; Schweinhart, Montie, Xiang, Barnett, Belfield e Nores, 2005). A presente investigação insere-se no âmbito da formação contínua especializada e contínua especializada em contexto. Os dois cursos estudados são cursos de formação especializada (CESES), situando-se um destes cursos no âmbito da formação em contexto (Formosinho, 1995). O estudo de caso desta investigação, de natureza qualitativa e avaliativa, permitiu construir conhecimento em torno dos contributos de dois paradigmas de formação de educadoras para a construção de práticas de qualidade na educação de infância e para as aprendizagens das crianças. A análise e interpretação dos dados, permitiu identificar o impacto da formação especializada na qualidade dos contextos educacionais, avaliada através de duas dimensões pedagógicas – o tempo e as interacções educativas. Permitiu, ainda, compreender a relação da qualidade do contexto educacional na educação de infância com as aprendizagens das crianças. Os dados permitem extrair algumas conclusões. Salientam a aprendizagem da pedagogia como um processo longo que requer a aprendizagem de competências de natureza complexa. Salientam a interactividade entre a formação de educadoras, o desenvolvimento profissional e a aprendizagem das crianças. Salientam, ainda, que nem toda a formação de professores garante o direito das crianças a aprender Oliveira-Formosinho, 2004).
This study aims to understand the impact of in-service teacher training in preschool teacher’s professional development and in the quality of early childhood practices. In order to fulfil this target two specialised training courses from the ex-CEFOP and the actual IEC, from the University of Minho are evaluated, trying to identify the underlying paradigms of teacher training and to understand the relation between preschool teacher professional development and children’s learning. This question acquires a great relevance, once we know that research enhances that only quality childhood practices can have long lasting effects on the present and future children’s life (Schweinhart and Weikart,19997; Sweinhart, Montie, Xiang, Barnett, Belfield and Nores, 2005). This research studies two specialised courses. Both courses are in-service specialised courses (called - CESES) but with different characteristics, one is context based training and the other one is a traditional one. (Formosinho, 1995) This is a qualitative and assessment case study, which allowed the construction of knowledge around the contributes of two teacher training paradigms and their impact on the construction of quality practices in early childhood education and in children’s learning. The data analysis and interpretation allowed the identification of the impact of both specialised training researched on the quality of preschool educational contexts, which were evaluated through two pedagogical dimensions- time and interactions. It, still allowed, to understand the relation between quality practices in early childhood education and children’s learning. The data alowed some conclusions. Hilihgts that pedagogy apprenticeship is a long running process which requires the learning of complex nature skills. Hilihgts the interactivity between pre-school teachers training, professional development and children’s learning. Also hilihgts that, not all kind of teachers training is a guarantee for children’s learning.
TipoTese de doutoramento
DescriçãoTese de doutoramento em Estudos da Criança.
URIhttps://hdl.handle.net/1822/4377
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Teses de Doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Capa.pdf180,65 kBAdobe PDFVer/Abrir
F. de Rosto.pdf181,12 kBAdobe PDFVer/Abrir
tese.pdf2,02 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID