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https://hdl.handle.net/1822/43893
Título: | Da promoção de capacidades de pensamento crítico à aprendizagem das ciências |
Outro(s) título(s): | Promoting critical thinking skills to the learning of science |
Autor(es): | Borges, Maria Áurea Ribeiro de Castro |
Orientador(es): | Silva, José Luís |
Data: | 2015 |
Resumo(s): | A profunda transformação cultural, a proliferação da informação, a quantidade de
conhecimento disponível no mundo e as mudanças tecnológicas, alega uma sociedade em que o
Pensamento Crítico assume um papel indispensável. Neste sentido, para dar resposta às
exigências do mundo atual, o indivíduo carece de ferramentas básicas que o coadjuve a lidar
com quaisquer dados ou informação. Para isso torna-se fundamental promover o
desenvolvimento de capacidades de pensamento na formação dos alunos desde uma idade
precoce e ao longo da sua vida académica. Neste contexto, o presente relatório pretende
apresentar os resultados de uma Intervenção Pedagógica realizada no âmbito do Mestrado em
Ensino do 1º e 2º ciclo do Ensino Básico. A intervenção pedagógica teve como finalidade
promover capacidades de Pensamento Crítico numa turma do 3º ano e numa outra do 6.º ano,
no âmbito da unidade curricular de Estudo do Meio e de Ciências Naturais, respetivamente. Esta
consistiu na (re)construção de atividades de aprendizagem consideradas potencialmente
promotoras de capacidades de pensamento, desenhadas à luz da taxonomia de Pensamento
Crítico proposta por Ennis (1985a).
A avaliação da intervenção pedagógica consistiu na: a) Análise da mobilização de
capacidades de pensamento dos alunos participantes no estudo a partir da exploração das
atividades de aprendizagem promotoras do Pensamento Crítico; b) Análise da
mudança/evolução conceptual dos alunos; c) Reconhecer/avaliar o impacto das atividades de
aprendizagem exploradas para os alunos participantes no estudo; d) Reconhecer as dificuldades
sentidas pelos alunos ao longo da intervenção pedagógica. O presente estudo tomou como
instrumentos de avaliação da intervenção pedagógica as atividades de aprendizagem exploradas
pelos alunos e o questionário global de avaliação final. Os resultados obtidos mostram que a
estratégia de intervenção pedagógica contribuiu para a (re)construção do conhecimento científico
e potenciam o desenvolvimento de capacidades de Pensamento Crítico. Todavia, é fundamental
que a sua implementação seja realizada de forma regular, um vez que só assim poderemos
avaliar o seu progresso e mobilização efetiva. The deep cultural transformations and the new and available knowledge along with all technological changes create a environment, in our society, where the Critical Thinking (CT) has a undoubtable role. Considering this, to answer all demands of the modern world, the human being need basic skills to process any kind of information or data. In order to motivate the development of such abilities it is vital to introduce the Critical Thinking in students of early ages and during their students life’s. In this context, the present report was planned to present the results of the Pedagogical Intervention realised as part of the professional course training of the Masters in 1st and 2nd cycles of Basic School. This Pedagogical Intervention pretended to promote the abilities of Critical Thinking in a 3rd and 6th grade classes, both of them participated in this project through the subject Environmental Studies and Natural Sciences, respectively. Focus of this intervention was to (re)design activities to promote the abilities and skills of Critical Thinking. Thereafter, we used the taxonomy of Critical Thinking proposed by Ennis. The evaluation of this intervention was based in: a) Analysis of the students skills presented during specific exploratory Critical Thinking activities; b) Analysis/evolution of the conceptual thinking of the subjects; c) Recognise and evaluate the impact of the activities explored by the participants; d) Recognise the difficulties felted by the learners during the intervention. The present report use as instruments to evaluate the pedagogical intervention the learning exploratory activities presented to the students and the global evaluation survey. The results of this intervention indicate that the strategy used allow the development and create the opportunity to stimulate the Critical Thinking skills. However, it is crucial to implement this kind of activities in a regular schedule, once we only can evaluate the effective progress and mobilisation with proper routines. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/43893 |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Maria Áurea Ribeiro de Castro Borges.pdf Acesso restrito! | 3,73 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir | |
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