Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/43925
Título: | A criação e interpretação de personagem como veículo de expressão musical e consolidação da técnica violinística |
Outro(s) título(s): | Character creating and role-playing as a mean for musical expression and consolidation of the violin technique |
Autor(es): | Silva, Mara Alina Andrade Lopes Figueiredo da |
Orientador(es): | Pipa, Luís Filipe Barbosa Loureiro Lawson, Eliot |
Palavras-chave: | Drama educacional Role play Projeto de intervenção Educational drama Intervention project |
Data: | 2016 |
Resumo(s): | O presente relatório de estágio foi elaborado no âmbito da unidade curricular de
Estágio Profissional, inserida no 2º ano do mestrado em Ensino de Música do Instituto de
Educação da Universidade do Minho. Integra um trabalho de investigação concomitante com a
prática pedagógica supervisionada e visa descrever o processo de aplicação do Projeto de
Intervenção Pedagógica, assim como expor e analisar os seus resultados.
A investigação decorreu em contexto escolar real e realizou-se durante o ano letivo de
2014/2015, na Academia de Música Valentim Moreira de Sá, sediada em Guimarães. Teve
como objetivos específicos analisar as competências e as lacunas técnicas dos alunos;
observar caraterísticas de personalidade que terão uma influência direta no seu desempenho
artístico, ajudando-o na criação de um personagem com qualidades suscetíveis de poder
colmatar as lacunas técnicas; desenvolver estratégias mentais que possam ajudar os alunos a
usufruírem plenamente da técnica já adquirida, em contexto de apresentação em público, com
e sem recurso a interpretação de personagem; aferir do sucesso ou insucesso das
metodologias utilizadas em contexto de sala de aula e refletir sobre as mesmas.
Durante a intervenção pedagógica supervisionada, foi implementada, além da prática
mais clássica de ensino-aprendizagem, uma nova metodologia que incluiu a criação e
interpretação de um ou vários personagens escolhidos pelos alunos, tendo como base a
imagética e o recurso a palavras-chave específicas. A interpretação de resultados foi feita com
base no referencial qualitativo descritivo e demonstra, sem pretensões de generalização, a
melhoria técnica significativa e imediata após o jogo. The present internship report was done in the scope of the Professional Internship Curricular Unit, which belongs to the 2nd year of the Music Teaching Master’s degree of the Education Institute at the University of Minho. It integrates a research work done simultaneously with supervised pedagogical practice and aims to describe the process of application of the Pedagogical Intervention Project, as well as to present and analyze its results. The research occurred in real scholar context and happened during the scholar year of 2014/2015, in the Valentim Moreira de Sá Music Academy, located in Guimarães. It had as specific goals the analysis of the competencies and the technical flaws of the students; the observation of personality characteristics which will have a direct influence on their artistic performance, helping them in the genesis of a character with qualities susceptible of correcting their technical flaws; to develop mental strategies that could help the students to fully enjoy the already acquired technique, in public presentation context, with and without the character interpretation; to assess the success or failure of the used methodologies in classroom context and reflect about them. During the supervised pedagogical intervention, apart from the more classical “teaching-learning” practice, a new methodology is presented, which included the creation and interpretation of one or several characters, chosen by the student, on the basis of the imagery and with the use of specific keywords as a resource. The interpretation of the results was done having the qualitative referential as basis and shows, without claims of generalization, the significant and immediate technical improvement after the game. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Música |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/43925 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado IE - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Mara Alina Andrade Lopes Figueiredo da Silva.pdf | 2,23 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |