Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/43944

TítuloA importância dos meios digitais no desenvolvimento do estudo individual do Clarinete: o contributo dos mesmos como fator potenciador da motivação e elemento de autoavaliação dos discentes
Outro(s) título(s)The importance of digital means in the development of self-study of the Clarinet: their contribution as a motivation enhancers and as a self-evaluation elements
Autor(es)Monteiro, Patrick Daniel Tavares
Orientador(es)Matos, Vítor Hugo Ferreira de
Aroso, Nuno
Palavras-chaveEnsino vocacional
Clarinete
Estudo individual
Meios digitais
Vocational education
Clarinet
Individual study
Digital media
Data2016
Resumo(s)O presente relatório de estágio, intitulado “A importância dos meios digitais no desenvolvimento do estudo individual do Clarinete: O contributo dos mesmos como fator potenciador da motivação e elemento de autoavaliação dos discentes” foi realizado no âmbito do Mestrado em Ensino de Música da Universidade do Minho, em Braga, refletindo o Estágio Profissional na Academia de Música Valentim Moreira de Sá (AMVMS), em Guimarães nos Grupos de Recrutamento M04 (Clarinete) e M32 (Conjuntos Vocais e/ou Instrumentais; Orquestra; Música de Câmara; Coro; Classe de Conjunto), com 4 alunos do 1º,3º e 4º grau do curso básico e 3 do 8º grau do curso secundário de instrumento, em regime articulado, da AMVMS. Tendo em conta a importância da eficiente gestão do tempo na preparação para a performance e desenvolvimento do percurso académico e profissional no ensino vocacional de música, o Projeto de Intervenção Pedagógica Supervisionada teve como principal objetivo desenvolver e implementar estratégias de estudo que favoreçam a autonomia do aluno e estimulem a sua motivação e permitam que este esteja capacitado para realizar a sua autoavaliação. Assim, por meio de uma Investigação-ação, foi conduzida a planificação do estudo individual, a fixação de objetivos e metas concretizáveis sendo possível conduzir os alunos à participação em concursos de performance instrumental a fim de averiguar da eficácia das estratégias utilizadas. Os resultados, avaliados a partir de dados recolhidos através de entrevista estruturada, inquérito, notas de campo e através da observação direta, demostram uma observável influência na melhoria das destrezas técnicas instrumentais e melhor organização e planificação do estudo individual.
This internship, entitled “The Importance of Digital Means in the development of self-study of the Clarinet: Their contribution as a motivation enhancers and as a selfevaluation elements”, was carried out within the framework of the Masters Program in Music Education from the University of Minho, Braga. This internship took place at Music Academy Valentim Moreira de Sá(AMVMS), in Guimarães, in the recruitment group M04 (Clarinet), and M32( Vocal and/or Instrumental Groups; Orchestra; Chamber Music; Choir; Band Class). It consisted of 4 students from the 1st, 3rd, and 4th basic levels, and 3 students from the 8th level of the secondary course, in the specialized (articulated) education system, at the AMVMS. Taking into account the importance of efficient time management for both performing, and the development of the academic and professional paths, the Project for Supervised Teaching Intervention has as its main objective the development and implementation of study strategies, which encourage student autonomy and motivation, as well as the capability for self-evaluation. In this spirit, and by means of a hands-on research, a self-study plan was done, and achievable goals were set, leading to participation in instrumental performance competition, and in order to assess the efficacy of the strategies used. The results were assessed through structured interviews, enquiries, field notes and direct observation. They show a noticeable improvement in instrumental dexterity, and organization and planning of self-study.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Ensino de Música
URIhttps://hdl.handle.net/1822/43944
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Patrick Daniel Tavares Monteiro.pdf
Acesso restrito!
8,29 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID