Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/43982

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAbeijón, Ricardo Iván Barcelópor
dc.contributor.authorOliveira, Artur Miguel Lemos depor
dc.date.accessioned2016-12-29T10:26:30Z-
dc.date.issued2015-
dc.date.submitted2015-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/43982-
dc.descriptionRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Músicapor
dc.description.abstractO presente relatório tem como principal objetivo descrever os resultados da utilização de recursos áudio no ensino do Trompete. Este trabalho surge no âmbito do Estágio Profissional do Mestrado em Ensino de Música ministrado pela Universidade do Minho, tendo sido realizado na Academia de Música Valentim Moreira de Sá (Guimarães), durante o ano letivo 2014/2015. Esta temática revelou-se pertinente pelo reconhecimento generalizado da importância que o acompanhamento do piano representa na aprendizagem de qualquer instrumentista. Na impossibilidade de ter a presença do pianista acompanhador levantase a questão da utilização de recursos áudio como uma metodologia alternativa para a preparação do programa. Pretende-se com este trabalho analisar a empregabilidade deste recurso tecnológico no contexto de aula e de estudo individual, para posteriormente poder avaliar o nível de eficácia que os alunos podem obter aquando da prática performativa com piano. Durante a implementação do projeto foram obtidos resultados positivos quer no que diz respeito à utilização como à adaptação dos recursos áudio por parte dos próprios alunos, assim como no processo do ensino especializado do instrumento, na vertente da prática performativa como no âmbito motivacional para o estudo.por
dc.description.abstractThis report aims to describe the results of using audio features in the Trumpet education. This work comes under the Master of Professional Internship in Music Teaching given by the Universidade do Minho, being held at the Academia de Música Valentim Moreira de Sá (Guimaraes), during the school year 2014/2015. This theme has proven relevant due to the importance of the piano accompaniment in the learning of any instrumentalist. The pianist absence raises the question of the use of audio resources as an alternative methodology for program preparation. The aim of this work is to analyze the employability of this technological resource in the context of class and individual study in order to further assess the level of efficiency that students can get during the performative practice piano. During the implementation of the project were obtained positive results both in regard to the use but also regarding the adaptation of audio resources by the students themselves, as well as in the process of specialized education of the instrument. We are also obtained positive results of the performative practice as well as the motivational context for the study.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsrestrictedAccesspor
dc.subjectTecnologiapor
dc.subjectRecursos áudiopor
dc.subjectEnsino da músicapor
dc.subjectTrompetepor
dc.subjectTecnologypor
dc.subjectAudio featurespor
dc.subjectMusic educationpor
dc.subjectTrumpetpor
dc.titleUtilização de recursos áudio no ensino do trompetepor
dc.title.alternativeThe use of audio features on trumpet teachingpor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid201339242por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade13 valorespor
sdum.uoeiInstituto de Educaçãopor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Artur Miguel Lemos de Oliveira.pdf
Acesso restrito!
5,71 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID