Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/44086

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPacheco, José Augustopor
dc.contributor.authorSousa, Joanapor
dc.date.accessioned2017-01-02T12:19:07Z-
dc.date.available2017-01-02T12:19:07Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationPacheco, J. A., & Sousa, J. (2016). Pedagogia como conversação complexa e deliberativa no ensino superior. Em Aberto, 9 (97), 119-130.-
dc.identifier.issn0104-1037por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/44086-
dc.description.abstractA Pedagogia no ensino superior é debatida a partir de um olhar oriundo dos Estudos Curriculares, partindo de uma noção abrangente de Pedagogia, que é uma teoria e prática da educação, de um conceito de currículo como projeto, vinculado inquestionavelmente ao conhecimento, e de análises de políticas educativas e curriculares, sobretudo do Processo de Bolonha, na União Europeia. Considera-se, de igual modo, que o currículo, no seu processo de desenvolvimento, concretiza-se numa ação pedagógica, que requer, de acordo com perspectivas teóricas da reconceptualização e pós-reconceptualização curriculares, uma conversação complexa e deliberativa.por
dc.description.abstractHigher education pedagogy is debated from the point of view of Curriculum Studies, based on a wide concept of pedagogy, which is an education theory and practice, on the conception of curriculum as a project that is linked to knowledge, and on the analysis of educational and curricular policies, especially the Bologna Process in the European Union. Similarly, it is considered that the curriculum development process is materialized on the pedagogic action which requires, according to the reconceptualization and post-reconceptualization curriculum theories, a complex and deliberative conversation.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherInstituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectPedagogiapor
dc.subjectEnsino superiorpor
dc.subjectEstudos curricularespor
dc.subjectReconceptualizaçãopor
dc.subjectPós-reconceptualizaçãopor
dc.subjectPedagogypor
dc.subjectHigher educationpor
dc.subjectCurriculum studiespor
dc.subjectReconceptualizationpor
dc.subjectPost-reconceptualizationpor
dc.titlePedagogia como conversação complexa e deliberativa no ensino superiorpor
dc.title.alternativePedagogy as a complex and deliberative conversation in higher educationeng
dc.typearticle-
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttp://www.publicacoes.inep.gov.br/por
sdum.publicationstatusinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpor
oaire.citationStartPage119por
oaire.citationEndPage130por
oaire.citationIssue97por
oaire.citationTitleEm Abertopor
oaire.citationVolume29por
dc.identifier.eissn2176-6673por
sdum.journalEm Abertopor
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Em_Aberto.pdf1,9 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID