Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/4411

Título"Ser" aluno: o segredo do "ser" professor
Autor(es)Alves, José Ferreira
Gonçalves, Óscar F.
Palavras-chaveAluno
Praxis educativa
Pós-modernismo
Narrativa
Data1997
EditoraUniversidade de Évora. Departamento de Pedagogia e Educação
CitaçãoPATRÍCIO, Manuel Ferreira, coord. – “A componente de psicologia na formação de professores e outros agentes educativos : actas do VI Seminário Nacional…, Évora, 1997”. Évora : Departamento de Pedagogia e Educação da Universidade de Évora, 1997.
Resumo(s)Ser aluno, é mais do que a denominação para o destinatário final de um sistema educativo. É também uma categorização carregada de significados sociais e culturais que ultrapassa em muito aquilo que habitualmente designa. É um conceito que interfere e regula o nosso pensamento e as nossas acções mais privadas. Na nossa cultura e na nossa sociedade, ser aluno ainda é uma espécie de moratória, de um período de baixo estatuto epistemológico, para um período de autonomia, auto-suficiência e conhecimento. Neste artigo, depois de desconstruir este conceito, defenderemos o ponto de vista de que o ser aluno é a atitude permanente mais adaptativa para viver o estatuto de docente, nesta era a que já muitos autores rotularam de pós-moderna. Enfatizaremos o poder transformacional e revolucionário que a condição de aluno pode trazer para todo o sistema educativo, nomeadamente na prática educativa.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/4411
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIPsi - Comunicações

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
ser aluno-o segredo do prof.pdfdocumento principal35,34 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID