Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/44195

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPereira, Sarapor
dc.contributor.authorFaria, Jairopor
dc.contributor.authorPessôa, Clarisse Alves Monteiropor
dc.date.accessioned2017-01-06T13:04:48Z-
dc.date.available2017-01-06T13:04:48Z-
dc.date.issued2016-12-
dc.identifier.issn1645-2089por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/44195-
dc.description.abstractSerá a Literacia Mediática uma dimensão do serviço público de média? A televisão de serviço público, em Portugal e no Brasil, contempla nas suas políticas e nas suas grelhas a Educação para os Média? Tendo estas questões como ponto de partida e de debate, tomamos como corpus de análise dezasseis edições dos programas de ouvidoria/provedoria das empresas públicas de radiodifusão do Brasil (Empresa Brasil de Comunicação – EBC) e de Portugal (Rádio e Televisão de Portugal – RTP). Para examinar O Público na TV da EBC e A Voz do Cidadão da RTP, tomamos um conjunto de categorias de análise que nos permitirão, entre outros aspetos, compreender o contributo destes programas para a promoção da Literacia Mediática das sociedades onde são difundidos e dos públicos que alcançam. De um modo geral, os resultados indicam que, ao desempenhar um papel médiador com os públicos/audiências, o Provedor/Ouvidor exerce um importante papel de agente de Literacia para os Média junto desses mesmos públicos, embora esse papel pudesse ser reforçado e pudesse expressar, de forma mais direta e explícita, os objetivos da Literacia Mediática.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade do Minho. Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)por
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147330/PTpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectServiço público de médiapor
dc.subjectProvedorespor
dc.subjectOuvidoriapor
dc.subjectEducação para a os médiapor
dc.titleTelevisão pública e educação para os média: o papel dos programas dos provedores de televisão em Portugal e no Brasilpor
dc.typearticlepor
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttp://revistacomsoc.pt/index.php/comsoc/article/view/2509/2422por
sdum.publicationstatusinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpor
oaire.citationStartPage223por
oaire.citationEndPage244por
oaire.citationTitleRevista Comunicação e Sociedadepor
oaire.citationVolume30por
dc.identifier.eissn2183-3575por
dc.identifier.doi10.17231/comsoc.30(2016).2495por
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Comunicaçãopor
sdum.journalRevista Comunicação e Sociedadepor
Aparece nas coleções:CECS - Artigos em revistas nacionais / Articles in national journals

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
SP-et-al_2016_vol30-csoc-pt.pdf190,22 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID