Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/44235
Título: | A interdisciplinaridade na Língua Portuguesa para a formação de professores da educação de jovens e adultos |
Outro(s) título(s): | Interdisciplinarity in Portuguese language for the formation of teachers of the young and adults education |
Autor(es): | Lopes, Elba de Brito |
Orientador(es): | Carvalho, José António Brandão |
Palavras-chave: | Língua portuguesa Interdisciplinaridade Formação de professores Educação de adultos Projeto político pedagógico Portuguese language Interdisciplinarity Teachers formation Adults education |
Data: | 2016 |
Resumo(s): | A investigação que aqui se apresenta teve como objeto a interdisciplinaridade na Língua
Portuguesa na Formação de Professores da Educação de Jovens e Adultos. Teve como objetivo
verificar se, no campo empírico, numa Escola Municipal localizada na zona norte da cidade do
Natal-RN, Brasil, se implementa um processo de ensino e aprendizagem de natureza
interdisciplinar.
Para tanto, desenvolveu-se um estudo de caso, seguindo uma metodologia de natureza qualitativa,
através da realização de uma entrevista a sujeitos envolvidos na instituição referida: nove (09)
professores e um (01) coordenador pedagógico.
Como conclusões, referem-se as seguintes:a Escola Municipal desenvolveu um Projeto Político
Pedagógico, mas este não contribui para a práticas, nem traça estratégias relevantes para a
resolução da dificuldade de aprendizagem; a Escola não implementa uma pedagogia de projeto,
nem projetos interdisciplinares, apenas trabalha com projetos temáticos voltados para datas
comemorativas. Além disso foi evidenciado que as atividades extraclasse não têm objetivos bem
definidos e objetivam apenas oferecer aos alunos e professores um “alívio” das rotinas de sala de
aula. Pode-se ainda frisar que a revisão de literatura realizada demonstrou a importância da
interdisciplinaridade e a necessidade de a trabalhar na formação dos professores, tanto na formação
de professores de Língua Portuguesa, como na dos professores das demais áreas de conhecimento.
Afinal, um processo de ensino e aprendizagem que contemple uma abordagem interdisciplinar
proporciona aos alunos novas competências e um novo olhar sobre a realidade e a escola. The research presented here is focused on interdisciplinarity in the Portuguese Language Class in the Training of Teachers of Youth and Adult Education. The purpose of this study was to verify if, in the empirical field, in a Municipal School located in the northern part of the city of Natal-RN, Brazil, interdisciplinary projects are developed of nature is implemented. For that, a case study was developed, following a qualitative methodology, through an interview with subjects working in the referred institution: nine (09) teachers and one (01) pedagogical coordinator. As conclusions, we may refer the following: the Municipal School developed a Political Pedagogical Project, but this does not contribute to practices, nor does it outline relevant strategies aiming at the resolution of learning difficulties; The School does not implement a project pedagogy or interdisciplinary projects, it only works with thematic projects focused on commemorative dates. In addition, it was evidenced that the extraclass activities do not have well defined objectives and only aim to offer students and teachers a "relief" from the classroom routines. It is also possible to emphasize, based on the the literature review, the importance of interdisciplinarity and the need to work it on teacher training courses, not only in the training of Portuguese Language teachers but also in the training of teachers from other disciplines. After all, a teaching and learning process that embraces an interdisciplinary approach gives students new skills and a new look at reality and school. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Educação de Adultos) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/44235 |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Elba de Brito Lopes.pdf Acesso restrito! | 2,43 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |