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https://hdl.handle.net/1822/44286
Título: | A formação em alternância no contexto da formação profissional: análise de ações de formação e de (per)cursos profissionais |
Outro(s) título(s): | Alternance training schemes in the context of vocational training: analysis of training actions and professional courses |
Autor(es): | Carneiro, António Carlos Martins |
Orientador(es): | Ferreira, Fernando Ilídio |
Palavras-chave: | Jovens Educação Formação Formação em contexto de trabalho Qualificação profissional Youth Education Training Training in a professional context Professional qualification |
Data: | 2015 |
Resumo(s): | Num contexto laboral particularmente desfavorável e altamente imprevisível, a formação
profissional de jovens representa uma mais-valia indiscutível no sistema de ensino e uma interface
privilegiada com o mercado. No entanto, o desencontro da oferta formativa com as necessidades
efetivas das empresas exige um diagnóstico isento e uma avaliação integrada que permita resolver
o subaproveitamento desta modalidade de formação e maximizar o seu valor.
No âmbito do estágio profissionalizante inserido no Mestrado em Educação, na área de
especialização em Formação, Trabalho e Recursos Humanos, foi realizada uma investigação com
o objetivo de estudar a formação profissional de jovens, no âmbito dos programas do Ministério
da Solidariedade, Emprego e Segurança Social, que visam atenuar o abandono escolar e
possibilitar a certificação escolar e profissional dos jovens.
Foi utilizada uma metodologia qualitativa e no formato de estudo de caso, com o propósito
de analisar em profundidade a dinâmica dos cursos de aprendizagem em alternância
desenvolvidos numa entidade externa de formação, enquadrando esta realidade específica no
contexto nacional.
A informação recolhida permitiu enquadrar a evolução da formação profissional em
Portugal; identificar algumas questões-chave que exigem particular reflexão; e formular ainda
algumas sugestões para a entidade formadora.
A análise efetuada demonstra ainda a necessidade de integrar a perspetiva dos vários
intervenientes e promover a participação e responsabilização ativa das entidades empregadoras,
nomeadamente na definição das áreas de formação, com o intuito de valorizar os cursos de
aprendizagem enquanto ferramenta essencial na preparação efetiva para a inserção no mercado
de trabalho de recursos humanos qualificados e com as competências necessárias para lidar com
a flexibilização e polivalência que a economia atual e a sua globalização exigem.
Estudos adicionais, direcionados para vertentes específicas desta problemática, como a
identificação de boas práticas de formação, permitirão não só corroborar os dados aqui obtidos,
mas também fornecer informação adicional que permita consolidar a importância da formação
profissional no contexto nacional. Over recent years a range of developments in the economic, political, and social spheres have significantly altered the composition of the labour market. In this challenging and fragile global environment, youth professional training is of undeniable value and represents a privileged interface with the labour market. Nonetheless, the discrepancy between the training supply and the types of labour required by contemporary firms require an objective diagnosis and an inclusive assessment to overcome the underuse of this training modality and maximise its value. Within the scope of the internship in a professional context included in the Master’s in Education – Specialisation in Training, Work and Human Resources, we conducted a research work with the aim of studying the youth professional training programs under the initiatives of the Ministry of Solidarity, Employment, and Social Security to address scholar abandonment, and promote professional and academic certification. A qualitative and case-study methodology was applied to analyse the dynamics of the training courses developed by an extern training institution, and this specific reality was then transposed to the national context. The data collected provided a detailed overview of the professional training evolution in Portugal; the identification of critical topics which demand additional attention; and the formulation of some recommendations for the institution. Furthermore, our analysis highlighted the necessity of integrating numerous perspectives from different stakeholders, and stressed the need to promote an active contribution from companies to define priority training areas. This comprehensive approach will increase the impact of these courses as essential tools to provide qualified human resources, with a flexible and compliant skillset, and adaptable to the current global economy. Additional studies, focusing on specific aspects of this issue, such as the identification of good training practices, will not only confirm these findings but shall also provide further data to reinforce the importance of professional training in the national context. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Formação, Trabalho e Recursos Humanos) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/44286 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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