Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/44341
Título: | O Dicionário na aprendizagem de Línguas Estrangeiras: uma reflexão acerca do seu papel no processo de aprendizagem de Português Língua Estrangeira por sinofalantes |
Autor(es): | Veloso, André Jorge Barbosa Serra da Silva |
Orientador(es): | Moreira, Maria Micaela Ramon |
Palavras-chave: | Lexicografia Português língua estrangeira (PLE) Ensino de PLE a sinofalantes Tipos de dicionários Dicionários bilingualizados Dicionários em contexto de ensino/aprendizagem Estratégias de utilização do dicionário Lexicography Portuguese as a foreign language (PFL) Teaching PFL to Chinese speakers Types of dictionaries Bilingualized dictionaries Dictionaries in a teaching/learning context Dictionary use strategies 词典学 对外葡萄牙语 针对汉语母语者对外葡萄牙语教学 词典种类 双解词典 教学以及学习过程中使用词典 词典使用策略 |
Data: | 2016 |
Resumo(s): | Os estudantes de línguas, ao longo do seu percurso no ensino superior, utilizam uma
grande variedade de recursos e ferramentas para os auxiliarem nos seus estudos, incluindo o
mais diverso tipo de materiais didáticos, que variam em função do nível de proficiência
linguística dos seus utilizadores. Dentre os recursos disponíveis, a grande maioria dos
estudantes não dispensa o dicionário, seja este em formato digital ou em papel, podendo o seu
conteúdo variar também de acordo com as necessidades do aprendente. Apesar do seu papel
central no processo de aprendizagem de línguas estrangeiras, as pesquisas em torno do
dicionário são relativamente pouco desenvolvidas, e a falta de informação sobre este tema levou
ao surgimento de vários mitos e teorias contraditórias sobre as consequências da sua utilização
no processo de ensino-aprendizagem.
Neste trabalho reflete-se sobre as potencialidades da utilização do dicionário em
contexto de aprendizagem, mais especificamente no estudo de PLE por sinofalantes,
apresentando e discutindo criticamente algumas das teorias sobre a utilização do dicionário,
assim como oferecendo sugestões sobre como este pode ser incorporado na sala de aula no
sentido de contribuir para o desenvolvimento da proficiência linguística e cultural dos alunos. Language students, throughout their path in higher education, make use of a plethora of tools and resources to aid them in their studies, including several types of schoolbooks that vary according to the proficiency level of their users. Although there are many resources available, most of them opt to carry a dictionary, be it in a digital or paper format, whose contents also vary according to the needs of the learner. Despite its central role in the process of learning a foreign language, research regarding dictionary usage is still a relatively underdeveloped field and the lack of information regarding this subject has led to the creation of several myths and contradictory theories about the consequences of its use in the learning process. This dissertation aims to reflect upon the several possibilities regarding dictionary usage in a learning context, more specifically, in the context of Chinese speakers learning Portuguese as a Foreign Language, by presenting and critically discussing some theories about dictionary usage, as well as offering some suggestions about how it can be incorporated in the classroom in such a way that it can contribute to the development of both the linguistic and cultural proficiency of the students. 学习语言的学生在他们的高端教育的过程中,使用多样的资料以及工具书来帮助他 们学习。这些资料包括各种各样的教学资料。因为每个人的语言水平是不一样的,所以他 们使用的资料也是各不相同的。尽管现在有许多可选的资料,然而大部分的学生都不能缺 少词典。无论它是电子的还是纸质的,它的内容是随着学生的学习要求而变换的。虽然词 典在学习外国语的过程中起主要作用,但是关于使用词典的研究还是一个相对不太成熟的 领域。因为关于这个话题的信息很少,所以引起了一些关于在学习过程中使用词典的谣言, 而且这些谣言是相互矛盾的。 这篇论文论述的是在学习外国语的过程中词典使用的影响力,具体地说,是汉语母 语者学习葡萄牙语的情况。为此,这篇论文会批判地讨论以及提出一些关于使用词典的理 论,而且也会提供一些建议,为了在课堂中适当地使用词典并且培养学生们的语言和文化 知识。 |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Estudos Interculturais Português/Chinês: Tradução, Formação e Comunicação Empresarial |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/44341 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado ELACH - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
André Jorge Barbosa Serra da Silva Veloso.pdf | 3,25 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |