Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/44376
Título: | O desenvolvimento de destrezas de oralidade em estudantes de Português Língua Estrangeira - Componentes: lexical, fonológica, gramatical e discursiva |
Autor(es): | Castro, Marina Brandão |
Orientador(es): | Moreira, Maria Micaela Ramon |
Palavras-chave: | Competências comunicativas Interação / produção oral Atividades comunicativas Português língua estrangeira Communicative skills Oral interaction / production Communicative activities Portuguese as a foreign language |
Data: | 2016 |
Resumo(s): | O presente relatório visa dar a conhecer o projeto de estágio desenvolvido no âmbito
do Mestrado em Português Língua Não Materna - Português Língua Segunda/Português Língua
Estrangeira - (PLNM – PL2/PLE) da Universidade do Minho, o qual consistiu na conceção,
organização, planificação e lecionação de sessões de conversação ao 22º Curso Anual de
Português Língua Estrangeira, que decorreu no BabeliUM - Centro de Línguas da Universidade
do Minho, de 9 de fevereiro a 29 de maio de 2015. Foi finalidade principal deste estágio
contribuir para o desenvolvimento das destrezas de oralidade em estudantes de Português
Língua Estrangeira, através da lecionação da disciplina de “Práticas de Conversação”.
Assim, após um breve enquadramento teórico da temática abordada, no qual damos
especial atenção à discussão de conceitos tais como “competência comunicativa”,
“comunicação oral”, “estratégias de comunicação”, “tratamento dado às questões da oralidade
nos manuais de PLE” e “avaliação das destrezas de oralidade”, neste relatório apresentamos
uma descrição e apreciação crítico-reflexiva relativas ao percurso realizado ao longo do estágio.
Tendo em conta que no quadro atual de ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras
se dá especial atenção ao desenvolvimento das capacidades de comunicação oral, foi nosso
propósito, durante o estágio, criar oportunidades em sala de aula que permitissem explorar
competências como a produção, a compreensão e a interação oral dos aprendentes.
Uma vez que o recurso ao manual não se revelou suficiente para uma adequada
exploração das competências comunicativas, recorreu-se a materiais autênticos que tendem a
aproximar os alunos de contextos de utilização da língua-alvo próximos da realidade. O recurso
a atividades comunicativas realizadas na sala de aula revelou-se também um excelente método
para que os alunos pudessem explorar as mais diversas competências de oralidade.
Os resultados positivos apresentados pelos alunos no final do curso permitem-nos
concluir que as atividades comunicativas, como simulações de situações reais e debates,
contribuíram de forma significativa para o desenvolvimento das destrezas de oralidade dos
alunos. The present report seeks to disclose the internship project developed in the scope of the Master’s Degree in Portuguese as a Non-Native Language – Portuguese as a Foreign Language and Second Language, at the University of Minho. This internship consisted in the development, organization, planning, and teaching of “conversation sessions” during the 22nd Annual Course of Portuguese as a Foreign Language (PLE), which took place in BabeliUM – Language Centre of the University of Minho from February 9th to May 29th 2015. The main point of this project was to contribute to the development of oral skills in students studying Portuguese as Foreign Language through the course unit “Conversation Skills”. After a short theoretical framework concerning the selected theme, in which we emphasize the discussion of concepts such as “communicative skills”, “oral communication”, “communication strategies”, “treatment given to the oral questions in PLE text books”, and “ oral skills evaluation”, we show you in this report a critical – reflexive description and appraisal regarding the route taken during this internship. Taking into account that in the current foreign language learning and teaching paradigm we notice a special focus concerning the development of oral communication skills, it was our purpose, during the internship, to create opportunities in the classroom for the students to explore skills such as production, comprehension, and oral interaction. Since the textbook revealed itself insufficient for a proper exploration of communicative skills, we resorted to authentic materials that tend to approach the students to contexts where the target language is closer to reality. The resource to communicative activities conducted in the classroom have shown to be an excellent method for students to explore various oral skills. The positive results achieved by the students at the end of the course allow us to conclude that the communicative activities, such as the simulation of real-life situations and debates, contributed in a significant way to the development of the students’ oral skills. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Português Língua Não Materna - Português Língua Estrangeira e Português Língua Segunda |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/44376 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado ELACH - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Marina Brandão Castro.pdf | 11 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |