Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/44438

TítuloDa crisálida à borboleta: uma metáfora sobre a liberdade de brincar e se movimentar no mundo da vida da criança
Autor(es)Kunh, Roselaine
Cunha, António Camilo
Palavras-chaveCrianças-borboletas
Brincar e se movimentar
Educação de infância
Onto-fenomenologia
DataJul-2016
EditoraLEGS e.V. - Leipzig Experts in Global Sport e.V.
Resumo(s)O texto é uma metáfora da infância como crisalida que auto germina a criança-borboleta. Parte do reconhecimento do livre brincar e se movimentar como ações manentes ao mundo da vida da criança que cresce com autonomia e metamorfoseia-se. As crianças sabem o que precisam e necessitam apenas do auxílio dos adultos para seguir adianta na sua luta pela sobrevivência, pois brincar e se movimentar promovem as condições necessárias para que elas estabeleçam um diálogo profícuo com o mundo realizando experiências significativas. As escolas de educação infantil têm o papel de promover tempos e espaços articulados para ouvi-las e considerar respeitosamente seus desejos e interesses, ao invés de suprimir a liberdade para brincar imputando rotinas estafantes. Assim como a crisálida que morre para vida à borboleta, a criança no seu estado de pupa é frustrada em suas ações por adultos que não permitem que façam escolhas, silenciando-as, castrando-as e esgotando-as com atividades, o que Kunz & Simon (2014) chamam de Lebensentzug (extração da vida sem morrer). Os adultos planeiam a infância por etapas a serem vencidas com demandas pré-concebidas como metas a serem atingidas, orientadas predominantemente por abordagens desenvolvimentistas e cognitivistas. Passagens concluídas com êxito são festejadas pelos adultos como o fechamento de um ciclo que abre portas para novas e complexas habilidades a ser adquiridas e as crianças que não se ajustam ao previsto são consideradas problemáticas. As crianças precisam descobrir o mundo por si mesmas de modo livre e criativo, libertas da coerção dos adultos. Que as crianças germinem e respirem por si mesmas para habitar como borboletas esvoaçantes os jardins-de-infância como territórios férteis que cultivam borboletas curiosas que irão fecundar inúmeras flores pelo mundo afora. A alegria das crianças fecunda o mundo com magia e este é o pólen que irá, pelo vento e pelas patas das borboletas, semear e fazer brotar um mundo melhor.
The text is a childhood metaphor as chrysalis that self germinates child-butterfly. Part of the recognition of free play and self-moving as immanent actions to the world of the child's life that grows with autonomy and metamorphoses itself. Children know what they need and only demand the help of adults to move forward in their struggle for survival, as play and move themselves promote the necessary conditions for them to establish a fruitful dialogue with the world performing meaningful experiences.Childhood education schools have the role of promoting times and articulated spaces to listen to them and respectfully consider your wishes and interests, rather than suppressing the freedom to play imputing grueling routines. Just as the chrysalis that dies to give life to the butterfly, the child in its state of pupa is frustrated in their actions by adults who do not allow to make choices, silencing them, castrate them and exhausting them with activities, which Kunz & Simon (2014) call a Lebensentzug (extraction of life without dying). Adults plan childhood in stages to be overcome with pre demands designed as goals to be achieved, mainly driven developmental and cognitive approaches. Stages successfully completed are celebrated by adults as the closing of a cycle that opens doors to new and complex skills to be acquired and children who do not fit the expected are considered problematic. The aspiration of uniformity that will bloom all at once disrespects the body singularities and ignores that children do not wait for results in what they do. Overwork and the suppression of the play just by inflating them with unnecessary things, interfering with autopoiese gestated by chrysalis. And this is its meaning: the composition of property and creation that only living organisms have and, precisely for this reason, is that corporeality's can't be treated like machines. The child is the subject of his own existence: being a child supposed to be free and live intensely the present moment. The child needs to be as a child for children and not for adulthood. Childhood pod has its own life and it can't end the child as if it were a prison. Being a child - subject of education • etymologically means food is! And the klndergarten is the ideal place to bloom small pupos in colorful butterflies. They need to discover the world for themselves freely and creatively, freed from coercion of adults. Children germinate and breathe for themselves to live like butterflies fluttering the kindergartens as fertile territories that grow curious butterflies that will fertilize many flowers around the world. The joy of children fertilizes the world with magic and this is the pollen that will, by wind and legs of butterflies, sow and bring forth a better world.
TipoCapítulo de livro
URIhttps://hdl.handle.net/1822/44438
ISBN978-3-00-053685-4
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEC - Livros e Capítulos de Livros

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Kuhn e Cunha - Da crisálida à borboleta....pdf1,79 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID