Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/44455

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPacheco, José Augustopor
dc.contributor.authorSousa, Joanapor
dc.date.accessioned2017-01-24T17:36:47Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.isbn978-85-7993-366-0-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/44455-
dc.description.abstract[Excerto introdução] No seguimento de outros escritos (PACHECO, 2014a; 2014b; 2013a; 2013b; 2009; PACHECO, PESTANA, 2014; PACHECO, MARQUES, 2014; MARQUES, PACHECO, 2013), a formação (inicial e contínua) de professores é abordada em contextos de regulação transnacional e nacional, com o propósito de analisar de forma crítica processos e práticas de olhar para o ensino e o professor a partir de reformas educativas e curriculares. Se a globalização impõe padrões de reformas, as mudanças nas políticas e práticas de formação de professores refletem diversas perspetivas, não sendo possível compreender a realidade das escolas somente a partir de formas de governamentalidade curricular, e também didática, que incidem em resultados e standards. Ao longo do texto, são evidenciadas diversas perspetivas que poderão contribuir para possíveis respostas em torno da formação de professores, partindo-se desta constatação de Žižek (2015, p. 18): “O capitalismo não é global no plano do significado. O que se retira como lição da globalização “é precisamente que o capitalismo se consegue acomodar a todas as civilizações”, ou seja, a sua dimensão global “só pode ser formulada no plano da verdade-sem-significado”, tal como o mercado global”. (...)por
dc.description.sponsorshipFCT (SFRH/BD/93389/2013)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherPedro & João Editorespor
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/FARH/SFRH%2FBD%2F93389%2F2013/PT-
dc.rightsclosedAccesspor
dc.titleImpacto de políticas transnacionais na escola, na formação de professores e no trabalho docentepor
dc.typebookPartpor
dc.peerreviewedyespor
sdum.publicationstatusinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpor
oaire.citationStartPage51por
oaire.citationEndPage79por
oaire.citationConferencePlaceSão Carlos, Brasilpor
oaire.citationTitleIntersecções entre pesquisas/pesquisadores experientes e pesquisas/ pesquisadores iniciantes no campo educacionalpor
rcaap.embargofctTrata-se de um capítulo de livro com direitos de autor associadospor
dc.identifier.eisbn978-85-7993-380-6-
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
sdum.bookTitleIntersecções entre pesquisas/pesquisadores experientes e pesquisas/ pesquisadores iniciantes no campo educacionalpor
Aparece nas coleções:CIEd - Capítulos de Livros / Book chapters

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
INTERSECÇÕES E-book.pdf
Acesso restrito!
1,58 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID