Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/44485

TítuloPromover a fluência em leitura: um estudo com alunos do 2º ano de escolaridade
Autor(es)Viana, Fernanda Leopoldina
Borges, Miguel
Palavras-chaveFluência em leitura
Programas de intervenção
Estratégias de leitura
reading fluency
intervention programs
reading strategies
DataDez-2016
EditoraUniversidade Federal do Paraná (UFPR)
RevistaEducar em Revista
CitaçãoViana, F. L. & Borges, M. (2016). Promover a fluência em leitura: Um estudo com alunos do 2º ano de escolaridade
Resumo(s)Neste artigo são analisados os resultados de um Programa de Promoção da Fluência em Leitura (PPFL), implementado junto de 74 alunos do 2º ano de escolaridade de um Agrupamento Escolar do norte de Portugal. O PPFL é constituído por 22 sequências didáticas, elaboradas a partir de 22 textos (9 narrativos, 4 informativos e 9 poemas). Cada sequência foi operacionalizada em sessões de 10 a 15 minutos, durante 22 semanas, em ciclos de cinco dias (quinta-feira a quarta-feira). Em cada semana foi trabalhado apenas uma sequência didáctica (i.e. um texto). Foi utilizado um design quase experimental, com grupo experimental e grupo de controlo e com pré e pós-teste. Os sujeitos foram avaliados através de um teste de fluência de leitura – o Teste de Fluência em Leitura (TFL) –, considerando as variáveis velocidade e precisão. Os resultados evidenciam diferenças significativas a favor do grupo experimental, que superou as diferenças iniciais que se registavam no pré-teste. A análise qualitativa do impacto do PPFL aponta para um incremento na motivação para ler, no envolvimento da família e para a mudança de práticas por parte dos professores envolvidos.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/44485
DOI10.1590/0104-4060.48023
ISSN1984-0411
Versão da editorahttp://www.scielo.br/pdf/er/n62/1984-0411-er-62-00033.pdf
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEC - Artigos (Papers)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Viana & Borges 2016 Educar em Revista.pdf706,06 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID