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TítuloUm estudo das estratégias de regulação parental do uso da internet em crianças e adolescentes
Outro(s) título(s)A study of parental control strategies of internet use in children and adolescents
Autor(es)Silva, Sara Maria Moreira da
Orientador(es)Almeida, Ana Maria Tomás de
Palavras-chaveRegulação parental
Estratégias de regulação
Internet
Pais e filhos
Caraterísticas sociopessoais
Parental control
Control strategies
Internet
Parents and children
Socio-personal features
Data2016
Resumo(s)O presente estudo tem por tema a regulação parental no uso da internet e assume um duplo objetivo: descrever as principais estratégias de regulação usadas pelos pais para regular o uso que os filhos fazem da internet; e estudar a relação entre as estratégias usadas pelos pais e as caraterísticas sociopessoais de pais e filhos. A amostra do estudo é composta por 373 pais de alunos que frequentam os 3º e 4º anos do ensino básico e os 10º, 11º e 12º anos do ensino secundário num Agrupamento de escolas do concelho de Castelo de Paiva. No plano de estudo adotamos uma metodologia quantitativa, de cariz descritivo e correlacional, tendo efetuado a recolha dos dados através de um questionário adaptado (Ponte & Simões, 2008; Cardoso, Espanha & Lapa, 2008). Os resultados demonstram que os pais fazem uso de várias estratégias de regulação. No que diz respeito às caraterísticas sociopessoais dos filhos (idade e sexo), os resultados permitem perceber que a idade influencia todas as estratégias de regulação, ao contrário do sexo que apenas influencia o limite do tempo de acesso à internet, sendo os rapazes autorizados a usar a internet mais tempo. Os resultados permitem ainda concluir da influência que assumem caraterísticas sociopessoais dos pais como: a frequência de utilização da internet; a familiaridade nas ligações à internet; os anos de experiência de utilização da internet; a situação laboral e as habilitações académicas nas suas estratégias de regulação. Inversamente, outras caraterísticas sociopessoais (tempo de utilização da internet e experiência no uso da internet) não assumem qualquer relação nas estratégias de regulação utilizadas pelos pais. Saliente-se porém que o número de proibições aumenta com o estatuto socioeconómico (maior estatuto socioeconómico maior proibição). Os resultados deste estudo podem ajudar-nos a refletir sobre as condições sociopessoais das famílias e de que modo este conhecimento pode ser útil ao desenvolvimento de orientações para os pais em matéria de regulação parental ao uso que os filhos fazem da internet.
The topic of this study is parental control in the use of the internet and assumes a dual purpose: describe main control strategies used by parents to regulate their children’s use of the internet and study the relation between strategies used by parents and socio-personal features of parents and children. The sample of the study is composed by 373 parents of students who are attending the 3rd and the 4th years at a primary school and the 10th, 11th and 12th years at a secondary school, both belonging to a group of schools in Castelo de Paiva. In the study plan, we adopted a quantitative methodology of descriptive and co-relational nature, and the data were collected through an adapted questionnaire (Ponte & Simões, 2008; Cardoso, Espanha & Lapa, 2008). The obtained results show us that parents use several mediation strategies. Regarding their children’s socio-personal features (age and sex), the results show us that age influences all mediation strategies while sex only influences the time limit in internet access, being boys allowed to use the internet for longer. The results also show us that there are some parents’ socio-personal features that regulate their mediation strategies: Frequency of internet use; familiarity in internet connections; years of experience in internet use; employment status; academic qualifications in their mediation strategies. Inversely, other socio-personal features (time of use of internet and experience in its use) do not assume any relation in mediation strategies used by parents. It should be noted, however, that the number of prohibitions increases with socioeconomic status (higher socioeconomic status greater prohibitions). The results of this study allow us to reflect about socio-personal conditions of families and in what way this knowledge can be useful to the development of guidelines for parents regarding parental mediation of children’s internet use.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Estudos da Criança (área de especialização em Intervenção Psicossocial com Crianças, Jovens e Famílias)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/44488
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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