Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/44515

TítuloIntervenção precoce nas dificuldades de aprendizagem da leitura com recurso ao software Graphogame
Autor(es)Sucena, Ana
Silva, Ana Filipa
Viana, Fernanda Leopoldina
Palavras-chaveAprendizagem da leitura
Software de apoio à leitura
Dificuldades de aprendizagem
Graphogame
Reading acquisition
Reading support software
Learning difficulties
DataDez-2016
EditoraPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
RevistaLetrônica
CitaçãoSucena, A., Silva, A. F., & Viana, F. L. (2016). Intervenção precoce nas dificuldades de aprendizagem da leitura com recurso ao software Graphogame. Letrônica, 9 (2), 200-212.
Resumo(s)Neste estudo avaliou-se o impacto de um software de apoio às dificuldades de aprendizagem da leitura – o Graphogame – ao nível das relações letra-som, consciência fonémica, leitura de palavras e leitura de pseudopalavras. Os participantes eram 57 crianças, a frequentar o 1º ano de escolaridade, falantes nativos do português europeu, identificadas como em risco de virem a apresentar dificuldades de aprendizagem da leitura. As crianças foram divididas em três grupos: (a) intervenção com recurso a software - treino com software Graphogame, (b) intervenção mista - treino com recurso ao software Graphogame e a sessões de competências pré-leitoras e leitoras orientadas por técnico de educação e (c) ausência de intervenção para lá daquela prevista no sistema regular de ensino. Os resultados revelam efeitos positivos de ambos os tipos de intervenção em relação ao grupo controlo. Revelam ainda um efeito mais pronunciado para o grupo de intervenção mista do que para o grupo de intervenção com recurso exclusivo ao software.
: This study evaluated the impact of a reading intervention software – the Graphogame – on letter-sound relationship, phonemic awareness, word reading and nonword reading. Participants were 57 1st graders, native speakers of European Portuguese, identified as at risk for developing difficulties in reading acquisition. Children were divided into three groups: (a) intervention using the software – training with Graphogame software, (b) combined intervention – training using the Graphogame software and sessions for pre-reading and reading competence supervised by an education technician (c) no intervention beyond that provided for in the mainstream school system. The results show beneficial effects of both types of intervention compared to the control group. Results also reveal a more positive effect for the combined intervention group than for the group that used exclusively the software.
TipoArtigo
DescriçãoEste trabalho foi financiado por Fundos Nacionais através do Instituto Politécnico do Porto/Banco Santander-Totta e através da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) e co-financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI) no âmbito do CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança da Universidade do Minho) com a referência POCI-01-0145-FEDER-007562.
URIhttps://hdl.handle.net/1822/44515
DOI105448/1984-4301.2016.2.23812
ISSN184-4301
Versão da editorahttp://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/letronica/article/view/23812
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEC - Artigos (Papers)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Sucena, Silva & Viana, 2016.pdf744,63 kBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID