Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/4461

TítuloBiossolubilização de metais pesados em lamas residuais
Autor(es)Tavares, M. T.
Taxa, Carla
Palavras-chaveBiossolubilização
Crómio hexavalente
Metais pesados
Lamas residuais
Thiobacillus ferrooxidans
Data1996
EditoraComissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC)
CitaçãoBORREGO, Carlos [et al.], ed. – “5ª Conferência Nacional sobre a Qualidade do Ambiente : volume 2”. Coimbra : Comissão de Coordenação da Região Centro, 1996. ISBN 972-569-088-5. p. 1873-1881.
Resumo(s)O objectivo deste trabalho consiste na definição e desenvolvimento de um sistema de biossolubilização selectiva de metais pesados presentes nas lamas residuais dos tratamentos primários de efluentes industriais, de forma a aumentar a tratabilidade das mesmas. Recorreu-se a suspensões de Pseudomonas fluorescens e de Escherichia coli e iniciaram-se ensaios com um microorganismo autotrófico, Thiobacillus ferrooxidans, que promove a acidificação do meio e consequente solubilização dos metais. Este processo consiste numa lixiviação biológica. Conseguiram-se solubilizações do crómio, elemento especialmente complexo, em sistemas batch ao fim de 2-3 dias de contacto. O efeito do pH e do potencial oxidação-redução está a ser avaliado, assim como a adição de sulfato de ferro heptahidratado no crescimento do Thiobacillus.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/4461
ISBN972-569-088-5
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CEB - Artigos em Livros de Atas / Papers in Proceedings

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
CNQA 1873_1881.pdf361 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID