Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/44960
Título: | Discursos hegemónicos sobre a cidade: “desenvolvimento” e “crescimento verde” em Braga |
Autor(es): | Carvalho, Anabela |
Palavras-chave: | Cidade Discurso Desenvolvimento Crescimento verde Hegemonia |
Data: | Dez-2016 |
Editora: | Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL) |
Revista: | Cidades, Comunidades e Territórios |
Resumo(s): | O objectivo deste artigo é desconstruir discursivamente a cidade de Braga. Através da análise de comunicação política e de publicidade, procura-se ilustrar o potencial analítico de conceitos formulados por Ernesto Laclau e Chantal Mouffe para compreender a forma como determinados discursos se tornam hegemónicos, moldando o sentido da cidade. Laclau e Mouffe vêem os significados como algo que nunca está completamente definido mas apenas parcialmente fixado por pontos nodais constituídos através de práticas de articulação. “Desenvolvimento” e “crescimento verde” foram dois pontos nodais importantes que fixaram o significado das relações sociais em Braga em diferentes momentos históricos. A “natureza” e o “ambiente” emergiram numa variedade de contextos discursivos para apoiar o projecto da Câmara Municipal e os interesses empresariais na cidade. À medida que estes significantes se foram desgastando, transformaram-se em significantes vazios, permitindo todos os tipos de usos discursivos na construção e fortalecimento da posição hegemónica dos poderes locais. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/44960 |
DOI: | 10.15847/citiescommunitiesterritories.dec2016.033.art03 |
ISSN: | 2182-3030 |
Versão da editora: | http://revistas.rcaap.pt/cct/article/view/10198 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CECS - Artigos em revistas nacionais / Articles in national journals |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Carvalho_Anabela_2016_discursos-cidade.pdf | 676,45 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |