Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/44979

TítuloModelos e métodos de optimização para problemas de planeamento e gestão integrada de operações
Autor(es)Braga, Nuno Manuel Ferreira
Orientador(es)Alves, Cláudio
Macedo, Rita Alexandra Santos Gonçalves
Data24-Nov-2016
Resumo(s)A resolução de problemas de optimização de processos no domínio da gestão de cadeias de abastecimento tende cada vez mais a ser feita numa perspectiva integrada. O objectivo é obter uma solução global que seja melhor do que aquela que é obtida quando os problemas são resolvidos de forma independente. Atendendo a este facto, esta tese tem como objectivo analisar e propor modelos de programação inteira para a resolução de três problemas práticos de optimização integrada em cadeias de abastecimento: o problema combinado de corte e escalonamento, o problema integrado de planeamento e escalonamento e o problema de encaminhamento de veículos com múltiplas rotas e gestão integrada de inventários. Para o problema combinado de corte e escalonamento, foi proposto um modelo de afectação que foi reforçado através de desigualdades obtidas utilizando funções duais válidas. Um novo modelo pseudo-polinomial exacto de fluxos em rede foi também proposto. Este modelo foi posteriormente revisto recorrendo-se à agregação de intervalos de tempo, e resolvido através de heurísticas. Os testes computacionais demonstraram a qualidade das abordagens tanto em termos das soluções obtidas como dos tempos de resolução. Para o problema integrado de planeamento e escalonamento, foi proposto um novo modelo pseudo-polinomial de fluxos em rede. Foram exploradas estratégias de redução para diminuir o número de restrições do modelo, cujos resultados supera- ram os obtidos com outros modelos existentes. Nas instâncias com intervalos de optimalidade elevados, foram testadas duas heurísticas utilizando diferentes tipos de critérios de parâmetros e ordenação. As heurísticas consistiram na fixação de variáveis segundo critérios alternativos, tendo como objectivo reduzira dimensão do modelo, tornando-o mais fácil de resolver. Por último, para o problema de encaminhamento de veículos com múltiplas rotas e gestão integrada de inventários, foi proposto outro modelo pseudo-polinomial de fluxos em rede, que implica a enumeração de todas as rotas válidas. Para analisar a qualidade deste modelo, foram testados diferentes parâmetros com o objectivo de se determinar a influência dos mesmo na construção das rotas e na solução fi- nal. Os testes computacionais realizados mostraram que é possível resolver até à optimalidade instâncias com até 50 clientes.
TipoTese de doutoramento
DescriçãoTese de Doutoramento em Engenharia Industrial e de Sistemas
URIhttps://hdl.handle.net/1822/44979
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Teses de Doutoramento
DPS - Teses de Doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Nuno Manuel Ferreira Braga.pdf2,71 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID