Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/45178

TítuloHarmonia e melodia: "duas faces da mesma moeda"; a linguagem musical na prática de guitarra clássica
Outro(s) título(s)Harmony and melody: “both sides of the same coin”; the musical language in classical guitar practice
Autor(es)Ribeiro, David Louro
Orientador(es)Abeijón, Ricardo Iván Barceló
Palavras-chaveGuitarra clássica
Linguagem musica
Harmonia
Classical guitar
Musical language
Harmony
Data3-Jan-2017
Resumo(s)O domínio de conhecimentos relacionados com o discurso musical é um fator essencial na formação de um músico. Um músico completo é aquele que domina não só as técnicas do instrumento mas também os conteúdos relacionados com a linguagem musical. O presente trabalho descreve a aplicação do projeto de intervenção pedagógica, realizado no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga, que está direcionado para o desenvolvimento de competências relacionadas com o texto musical, mais concretamente com o texto harmónico. Este projeto de intervenção tem com base a introdução de conceitos de audiação nas aulas de guitarra clássica, com objetivo de enriquecer o programa das aulas de guitarra e de desenvolver conhecimentos mais aprofundados acerca o discurso musical. Os resultados obtidos revelam que é possível introduzir este programa nas aulas de guitarra e que esta aplicação pode servir como forma de desenvolver os conhecimentos referidos.
The domain of the knowledge related to the musical speech is an essential factor in the formation of a musician. A complete musician is the one who dominates not only the instrumental techniques but also the content related to the musical language. This paper describes the application of pedagogical intervention project, held at the Calouste Gulbenkian Music Conservatory of Braga, which is intended to develop skills related to the understanding of musical language, specifically to the harmonic speech. This intervention project is based on the introduction of concepts that improve the understanding of the musical speech in classical guitar lessons in order to enrich the program of guitar lessons and to develop more in-depth knowledge of the musical speech. The results show that it is possible to introduce this program in guitar lessons and that application can serve as a way to develop the knowledge referred to.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Música
URIhttps://hdl.handle.net/1822/45178
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
IE - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
David Louro Ribeiro.pdf
Acesso restrito!
3,99 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID