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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAzevedo, Fernandopor
dc.contributor.authorSilveira, Rosilene de Fátima Koscianski dapor
dc.contributor.editorJuliano, Dilma Beatrizpor
dc.contributor.editorDebus, Elianepor
dc.contributor.editorBortolotto, Nelitapor
dc.contributor.editorBazzo, Jilvaniapor
dc.date.accessioned2017-04-03T13:04:19Z-
dc.date.available2017-04-03T13:04:19Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/45205-
dc.descriptionISSN: 2175-9308por
dc.description.abstractA poesia é intrínseca ao homem. Na sua origem histórica, o termo poesia provém da palavra grega poiein, que significa fazer. Desde uma idade precoce a criança manifesta um fascínio pelos jogos de linguagem e pela sua vertente sonora e rítmica. Quanto mais cedo meninos e meninas encontram-se e interagem com essa forma de linguagem, maiores são o grau de familiaridade e as possibilidades de se estabelecer uma relação prazerosa e fecunda entre ambos. O papel da escola consiste em promover e potencializar o encontro “poesia e criança”. O presente texto objetiva, de modo geral, ampliar a reflexão acerca da presença da poesia na escola; e, especificamente, dialogar sobre as estratégias que possibilitam experimentar e fruir a poesia no chão da sala de aula, partindo da interlocução com diferentes pesquisadores da temática. Esse estudo vai também à escola para estabelecer um diálogo com os docentes que atuam nos anos iniciais do Ensino Básico sobre: o modo de inserção da poesia neste espaço-tempo; a frequência com que o texto poético transita na sala de aula; e, principalmente, para buscar destes mediadores o compartilhamento de suas experiências reais de trabalho com o texto poético. Destacamos a relevância de as estratégias de trabalho com o texto poético se tornarem presentes na formação inicial e continuada dos professores. Nossa reflexão aponta num sentido propositivo, buscando enfatizar as estratégias que possibilitam experimentar, fruir e criar poesia no chão da sala de aula e cujo trato empírico leva em conta os aspectos estético, linguístico e literário que consubstanciam esta forma de linguagem.por
dc.description.sponsorshipCIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, IE, UMinho (UI 317 da FCT), Portugalpor
dc.description.sponsorshipProjeto Estratégico da FCT: UID/CED/00317/2013por
dc.description.sponsorshipFundos Nacionais através da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) e cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI) no âmbito do CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança, da Universidade do Minho) com a referência POCI-01-0145-FEDER-007562por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Catarina (UFSC)por
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147313/PTpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/por
dc.subjectPoesiapor
dc.subjectEstratégiaspor
dc.subjectFruiçãopor
dc.subjectAutoriapor
dc.titleA poesia: estratégias para experimentar e fruir em sala de aulapor
dc.typebookPartpor
oaire.citationStartPage432por
oaire.citationEndPage440por
oaire.citationIssue1por
oaire.citationTitleAnais do 7.º Seminário de Literatura Infantil e Juvenilpor
dc.subject.fosHumanidades::Línguas e Literaturaspor
dc.description.publicationversioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpor
sdum.bookTitleAnais do 7.º Seminário de Literatura Infantil e Juvenilpor
Aparece nas coleções:CIEC - Livros e Capítulos de Livros

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