Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/45216

TítuloA água e o trabalho laboratorial no ensino das ciências: uma análise em sala de aula com alunos de 1.º e 2.º ciclos do ensino básico
Outro(s) título(s)Water and laboratory work in science education: an analysis in the classroom with students of 1st and 2nd basic education cycles"
Autor(es)Henriques, Ana Rita Barreto
Orientador(es)Anastácio, Zélia
Palavras-chaveAtividades laboratoriais
Interdisciplinaridade
Ensino básico
Construtivismo
Laboratory activities
Interdisciplinarity
Basic education
Constructivism
Data27-Jan-2017
Resumo(s)Este documento apresenta o relatório de estágio do Mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico do Instituto de Educação da Universidade do Minho, realizado no ano letivo 2015/2016. Foi elaborado um projeto de intervenção em contexto de 1º Ciclo e de 2º Ciclo do Ensino Básico. Tendo como fundamentos as observações dos contextos, dos alunos e do trabalho pedagógico realizado a par do projeto de intervenção, pretende-se analisar a relevância das experiências em contexto de sala de aula na aprendizagem das crianças, estimulando o interesse pelas Ciências e pela investigação das causas. As estratégias pedagógicas desenvolvidas exploraram a interdisciplinaridade, desafiando a visão construtivista do processo de ensino-aprendizagem, e ainda a curiosidade acerca da temática água e conceitos relativos a esta.
This document presents the Master internship report in Education 1st and 2nd cycle of Basic Education's Institute of Education, University of Minho, held in the school year 2015/2016. It was developed an intervention project in the context of 1st cycle and 2nd cycle of basic education. Having as basis the observations of contexts, students and pedagogical work alongside the intervention project is intended to analyze the relevance of experiences in the context of classroom learning of children, stimulating interest in science and research of causes. The pedagogical strategies developed explored interdisciplinary, challenging the constructivist view of teaching-learning process, and even curiosity about the theme and water concepts related to this.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico
URIhttps://hdl.handle.net/1822/45216
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Ana Rita Barreto Henriques.pdf
Acesso restrito!
2,92 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID